Aconteceu, entre os dias 21 e 23 de agosto de 2017, o VII Seminário em Ciência da Informação (SECIN)

30/08/2017 14:23

Entre os dias 21 e 23 de agosto de 2017, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) sediou o VII Seminário em Ciência da Informação (SECIN). A proposta do evento, intitulada “linkando informação, culturas e comunidades: reflexões teórico-práticas”, buscou ressaltar o papel social e transformativo da informação em diferentes contextos. Dentre os trabalhos apresentados no evento, inclui-se a pesquisa intitulada “ações da organização de estados ibero-americanos e a competência em informação: apontamentos a partir do projeto luces para aprender”, que foi desenvolvida por Tânia Regina de Brito, Elder Lopes Barboza e a líder do GPCIn, Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino. A investigação buscou apresentar alguns apontamentos acerca dos processos para a implantação e desenvolvimento do projeto Luces para Aprender e das ações da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), relacionando-os com os preceitos da competência em informação. O  texto completo da pesquisa pode ser acessado nos anais do evento (disponíveis na página http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2017/secin2107/).

Ainda, outros trabalhos apresentados no evento contemplam a temática da competência em informação: é o exemplo da pesquisa desenvolvida por Dayanne da Silva Prudencio, intitulada “Gestão do conhecimento, competência em informação e competência crítica em informação: aproximações e a influência do regime de informação”. Essa pesquisa aborda uma temática pouco explorada no Brasil, referente à competência crítica em informação, que se trata de um novo viés de habilidades, atitudes e valores relacionados à informação para a libertação do indivíduo, no contexto freireano. A pesquisa desenvolvida por Ana Maria Mendes Miranda e Adriana Rosecler Alcará, intitulada “ações para o desenvolvimento e formação de habilidades informacionais” também contribui para o desenvolvimento da temática da competência em informação no Brasil, na medida em que buscou descrever os programas e as ações que têm sido desenvolvidos no âmbito das instituições de ensino superior para o melhoramento das habilidades informacionais dos estudantes.

Os textos completos dos estudos apresentados podem ser acessados na página do evento (http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2017/secin2107/)

Na foto: Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino (líder do GPCIn) e Profa. Dra. Henriette Ferreira Gomes (presidente da ANCIB), no SECIN

Tags: Alfabetização em InformaçãoAlfabetização InformacionalCompetência em InformaçãoCompetência InformacionalInformation LiteracyLetramento em InformaçãoLetramento InformacionalLiteracia em InformaçãoLiteracia Informacional