Reflexões sobre Competência em Informação em tempos de pandemia (01)

04/06/2020 16:34

A partir de hoje, publicaremos uma série de textos que trazem reflexões sobre a perspectiva da competência em informação no cenário de sobrecarga, ansiedade, excesso e falta de informação – desinformação. Os textos foram uma provocação aos pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) da disciplina PCI410043 – Competência em informação, semestre 2020-1. Neste primeiro texto, trazemos à tona a reflexão escrita por

Mateus Rebouças Nascimento, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCin/UFSC), Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA)

  A competência em informação e seus reflexos: preceitos contemporâneos da sociedade em tempos de pandemia

 A sociedade contemporânea diariamente está lidando com uma quantidade infinita de informação disponível em todo lugar, tendo em vista esta abrangência informacional, vivemos na sociedade da informação, onde esta informação é publicizada de forma rápida para um público amplo assumindo uma relação social e econômica com o mundo. Com base nestas questões sociais e informacionais, de acordo com Vitorino e Piantola (2009, p. 131)1 , emergiram “novos paradigmas de velocidade e transformação que configuram a sociedade demandam que o indivíduo estabeleça uma nova relação com a informação e com o saber”. A partir desta quantidade de informação, estudos propiciaram o foco em investigar a informação em diversos aspectos, desde o seu tratamento até o uso na sociedade, contribuindo assim com esta relação entre informação e o saber. As investigações voltadas a informação perpassam efetivamente no cenário atual da sociedade, tendo em vista a pandemia que ocorre de forma global, há necessidade de se ter competência em informação para lidar com o excesso de informação sobre o que está acontecendo, todavia, este excesso se dá somente para determinados públicos, sabendo que pessoas em situação de rua não possuem o mesmo acesso à informação, sendo vulneráveis neste cenário. Com base nestas reflexões, é necessário nos preceitos contemporâneos da sociedade, desenvolver a competência em informação nas pessoas mais vulneráveis, proporcionando habilidades e competências informacionais para lidar com o cenário atual, com ponderações assertivas tendo foco no objetivo norteador da competência em informação de saber utilizar a informação em diversas vertentes, tendo as dimensões necessárias para o combate igualitário da pandemia para todas pessoas.
Referência:
VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ci. Inf., Brasília, v. 38, n. 3, p. 130-141, set./dez., 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2020