E-books

E-Books sobre competência em informação na língua portuguesa:

 

2010

VALENTIM, Marta (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Scielo – Editora Unesp, 2010. 390 p. Disponível em:<https://play.google.com/books/reader?id=KKyUw-ECk-IC&hl=pt-BR&printsec=frontcover&pg=GBS.PA21.w.1.0.183#v=onepage&q=competênciainformacional&f=false>

 

2011

ALMEIDA, Marcus Garcia; FREITAS, Maria do Carmo Duarte (Org.). A Escolano Século XXI: Atores Responsáveis pela Educação e seus Papéis. Rio de Janeiro: Brasport, 2011. 256 p. (Escola no Século XXI). Volume 1.

 

2012

BELLUZZO, R.C.B. Competência em informação e mídia digital: reflexões e perspectivas. En: MORAIS, O.J. de: GOBBI, M.C. (Orgs.) Televisão digital na América Latina: avanços e perspectivas. São Paulo: INTERCOM, 2012. p.105-152.

 

2013

BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Competências em Educação a Distância.Porto Alegre: Penso, 2013. 312 p.

 

2015

BELLUZZO, R.C. B; GEORGES FERES, G. y POMIM VALENTIM,M.L. (2015) –Organizadores–. Redes de conhecimento e competência em informação: Interfaces da gestão, mediação e uso da informação. Editora Interciência (Brasil), 414 p.http://www.editorainterciencia.com.br/images/sumarios/9788571933743.pdf

FARIAS, Gabriela Belmont de. Como desenvolver a competência em informação mediada por modelagem conceitual teórico-prática: por umaaprendizagem significativa e criativa na educação. Londrina: Abecin Editora, 2015. 173 p.

SERRA, Liliana Giusti. Livro digital e bibliotecas. Rio de Janeiro: Editora Fgv, 2015 188 p. (FGV de Bolso).

PEREIRA, Rodrigo. Desenvolvendo a competência em informação: resultados da prática no ensino fundamental. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2015. 164 p.

 

2018

ANDRELO, Roseane. As relações públicas e a educação corporativa. São Paulo: Editora Unesp Digital, 252017. 112 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=8568334776>.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 215p. (Coleção Estudos ABECIN; 05) http://abecin.org.br/data/documents/E-Book_Belluzzo.pdf

CAMPELLO, Bernadete et al. A biblioteca escolar:: Temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 232017. 64 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=8582178743>.

OLIVEIRA, Cristiane Tavares Casimiro de. Novas tecnologias aplicadas à educação. São Paulo: Senac, 2018. 140 p.

ROCA, Glòria Durban. Biblioteca Escolar Hoje:: Recurso Estratégico para a Escola. Barcelona: Artmed Editora, 12009. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=8563899627>.

SIQUEIRA, Jessica Camara. Bibliotecas Nos CEUs:: territórios de mediação. São Paulo: Clube de Autores, 262017. 88 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=o27_DQAAQBAJ>.

SIQUEIRA, Jéssica Câmara. Glossário De Ciência Da Informação E Educação. São Paulo: Clube de Autores, 252010. 93 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=5vFKBQAAQBAJ>.

SPUDEIT, Daniela. F. A. de O.; MORAES, Marielle. B. de (Orgs.). Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o Século XXI. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. 278p. (Coleção Estudos ABECIN; 07). Disponível em: http://abecin.org.br/e-books/biblioteconomia_social/mobile/index.html#p=1

 

E-Books sobre competência em informação na língua Inglesa:

 

1995

KIBBY, Michael W. Want to Read Practical steps for informing literacy instruction. Newark: International Reading Association, 1995

 

1999

GRIFFIN, Robert E.. Want to Read Visual literacy in information age. Blacksburg: International Visual Literacy Association, 1999.

HANCOCK, Joelie. Teaching literacy using information technology. Newark, Del., Carlton South, Vic., Australia: International Reading Association, Australian Literacy Educators’ Association, 1999.

 

2003

BRUCE, Bertram C.. Literacy in the Information Age. Ohio: Intl Literacy Assn, 2003.

 

2004

RIEDLING, Ann Marlow. Information literacy: what does it look like in the school library media center?. Westport: Greenwood Publishing Group, 2004.124 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=bbZo7QIsVxQC&printsec=frontcover&dq=information+literacy&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjIuMDMgdfbAhWFGZAKHchZDUkQ6AEIKDAA#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 15 jun. 2018

 

2006

BEHEN, Linda D.. Using Pop Culture to Teach Information Literacy: Methods to Engage a New Generation. London: Libraries Unlimited, 2006.109 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=1591583012>. Acesso em: 15 jun. 2018.

 

2008

ERCEGOVAC, Zorana. Information literacy. 2. ed. Columbus: Linworth Pub, 2008.

LAU, Jesús (Comp.). Information Literacy: International Perspectives. Munique: Walter de Gruyter, 2008. 160 p. (IFLA Publications).

ERCEGOVAC, Zorana . Information literacy: Search strategies, tools and resources for high school students and college freshmen. Columbus: Linworth Publishing, 2008. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=oeggddn2TOQC&printsec=frontcover& dq=information+literacy&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjIuMDMgdfbAhWFGZ AKHchZDUkQ6AEIQDAD#v=onepage&q=information literacy&f=false>. Acessoem: 15 jun. 2018.

 

2011

WALSH, John. Information Literacy Instruction:: Selecting an Effective Model . Cambridge: Chandos Information Professional Series, 282011. 218 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=1780632843>. Acesso em: 15 jun. 2018.

 

2012

GRUYTER, Walter de et al. The Road to Information Literacy:: Librarians as facilitators of learning . Berlin: Ifla Publications 157, 312012. 343 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=3110281007>. Acesso em: 15 jun. 2018.

 

2013

HORTON JUNIOR, Forest Woody. Overview of Information Literacy Resources Worldwide. Paris: Unesco, 2013.

 

2014

WHITWORTH, Andrew. Radical Information Literacy: Reclaiming the Political Heart of the IL Movement. Oxford: Elsevier, 2014. 244 p. (Chandos Information Professional Series).

LANNING, Scott. Reference and Instructional Services for Information Literacy Skills in School Libraries, 3rd Edition . Santa Barbara, California: Abc-clio, 282014. 170 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=1610696727>. Acesso em: 15 jun. 2018.

 

2016

KOLTAY, Tibor; SPIRANEC, Sonja; KARVALICS, Laszlo Z. R esearch 2.0 and the Future of Information Literacy . Cambridge: Chandos Publishing, 222016. 190 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=0081000898>. Acesso em: 15 jun. 2018.

KURBANOGLU, Serap et al (Ed.). Information Literacy: Moving Toward Sustainability. Tallinn: Springer, 2016. 618 p. Third European Conference ECIL.

 

2017

LEANING, Marcus. Media and Information Literacy: An Integrated Approach for the 21st Century. Oxford: Elsevier, 2017. 144 p. (Chandos Information Professional Series).

 

2018

KURBANOğLU, Serap et al (Ed.). Information Literacy in the Workplace. Saint Malo: Springer, 2018. 847 p. 5th European Conference.

 

E-Books sobre competência em informação na língua espanhola:

 

2009

BORGES, Maria Manuel; CASADO, Elias Sanz. A ciência da informaçãcriadora do conhecimento Vol. II . Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 12009. 467 p. Disponível em:<https://books.google.com.br/books?isbn=9892608690>.

 

2010

KOLESAS, M.; DE-VOLDER, C. y RUSSO, F. (2010). La información en Internet. Primera parte: dónde y cómo buscar información. – Segunda parte: Guardar, comunicar y compartir información. Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires. Ministerio de Educación. Biblioteca del Docente. http://eprints.rclis.org/16827/1/informacion_internet.pdf -http://eprints.rclis.org/18910/1/informacioninternet2.pdf.

 

2011

IPPOLITO, M. (2011). Formación ética y ciudadana, vol.2. Buenos Aires: Ministerio de Educación. http://bibliotecadigital.educ.ar/uploads/contents/07_Formacionetica_webR10.pdf

PICO, M.L. y RODRÍGUEZ, C. (2011). Trabajos colaborativos: serie de estrategias en el aula en el modelo 1 a 1 . Buenos Aires: Educar. http://bibliotecadigital.educ.ar/uploads/contents/trabajos_colaborativos0.pdf

 

2012

MAGLIONE, C. y VARLOTTA, N. (2012) – compiladores–. Investigación, gestión y búsqueda de información en Internet. Serie estrategias en el aula para el modelo 1 a 1. Argentina: EDUC.AR. http://bibliotecadigital.educ.ar/uploads/contents/investigacion0.pdf

PERRONE, G. –coordinadora– et al. (2012). El bibliotecario escolar en el modelo 1 a 1 . Buenos Aires: Ministerio de Educación de Argentina. 42 p. http://bibliotecadigital.educ.ar/uploads/contents/01_Bibliotecario_web0.pdf

RONCONI, R. (2012). Criterios para evaluar fuentes de informacióprovenientes de Internet. http://eprints.rclis.org/19297/

RONCONI, R. (2012). Proceso de búsqueda y recuperación de información. http://eprints.rclis.org/22824/

 

2015

RODRÍGUEZ, Ma. Amor Pérez et al. Niños y jóvenes ante las redes y pantallas:: La educación en competencia mediática . Barcelona: Editorial Gedisa, 212015. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=8416572070>.

 

2016

ALBIÑANA, Ana Isabel Callejas; LÓPEZ, José Vicente Salido; GARCÍA, Óscar Jerez. Competencia digital y tratamiento de la información: Aprender en el siglo XXI. Cuenca: Ediciones de La Universidad de Castilla La Mancha, 2016. 778 p. (Colección Estudios). Volume 153.

SAIZ, Mayordomo et al. El aprendizaje cooperativo. Barcelona: Editorial Uoc,2016. Disponível em:<https://books.google.com.br/books?isbn=8490649871>.

TORRES, Cabra et al. Competencias informacionales:: Rutas de exploración en la enseñanza universitaria . Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 102016. 152 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=9587169689>.