GPCIn – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação
  • As apresentações do IV SEPCIn já estão disponíveis. Confira!

    Publicado em 23/09/2021 às 11:18

    Disponibilizamos aqui os slides das apresentações realizadas durante o O IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina (IV SEPCIn), realizado em 08 de setembro de 2021. Confira a programação completa do Evento aqui.

    Colocamos também os links para acesso aos livros que foram lançados durante o IV SEPCIn.

    Agradecemos a todos(as) os(as) palestrantes por autorizarem a publicação em nossa página, e lembramos que todos devem ser devidamente citados em caso de uso deste material gentilmente cedido.


  • Defesa de TCC de Biblioteconomia: Jefferson Neri Corbari

    Publicado em 23/09/2021 às 9:48

    No dia 21 de setembro de 2021, o acadêmico Jefferson Neri Corbari apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Competência em Informação e Sustentabilidade: dimensões inter-relacionadas”. O trabalho acadêmico objetivou apresentar os conceitos e dimensões da competência em informação, identificar os conceitos e dimensões da sustentabilidade e também investigar elementos de inter-relação entre as dimensões da competência em informação e da sustentabilidade.

    O TCC foi orientado pela Prof. Dra.  Elizete Vieira Vitorino e as professoras Djuli Machado De Lucca e Angélica de Souza Coimbra foram convidadas para a composição da banca examinadora. O acadêmico foi aprovado com louvor e seu trabalho foi classificado como emergente e relevante no contexto da Competência em Informação. As dimensões inter-relacionadas com a sustentabilidade apresentam contribuição científica no cenário mundial ao abordar a Agenda 2030 da ONU.


  • Eliane R. Mota Orelo, doutoranda do GPCIn, apresenta o projeto de tese em andamento para os acadêmicos da Graduação

    Publicado em 20/09/2021 às 20:39

    No dia 15/09/2021, Eliane R. Mota Orelo, Bacharel em Biblioteconomia e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn), apresentou o seu projeto de tese em andamento, para os acadêmicos dos cursos de Graduação em Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação, ambos em bacharelado, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante um encontro da disciplina ministrada por sua orientadora, Prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino, CIN 7306 – Competência em Informação, disciplina obrigatória desde o ano de 2015, ofertada na 3ª fase do Núcleo Comum dos Cursos.

    A disciplina é oferecida para as turmas, nos turnos: matutino e noturno, na modalidade presencial. Porém, em decorrência da pandemia de Covid-19, desde o ano de 2020, este é o terceiro semestre em que esta disciplina é ofertada na modalidade remota.

    Foi um encontro interessante e oportunizou a troca e compartilhamento de informações e de experiências acerca da tese em andamento intitulada Competência em Informação às pessoas com Fibrose Cística.


  • Defesa de TCC de Biblioteconomia: Simoni de Sousa Kuhnen

    Publicado em 20/09/2021 às 20:32

    Aconteceu, em 20/09, a aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica Simoni de Sousa Kuhnen, intitulado “VULNERABILIDADE EM INFORMAÇÃO E MÃES SOLO: POSSIBILIDADES À COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO”.

    O TCC de Simoni Kuhnen trata de um importante aspecto relacionado à temática da vulnerabilidade social, também objeto de pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn), coordenado pela Prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino, orientadora e presidente da banca examinadora que contou com a participação do doutorandos dos GPCIn, Eliane Rodrigues Mota Orelo e Guilherme Goulart Righetto.


  • Defesa de TCC de Biblioteconomia: Jhonata de França Scarabelot

    Publicado em 20/09/2021 às 19:56

    Aconteceu, em 20/09, a aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico Jhonata de França Scarabelot, intitulado ““COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E PERSPECTIVAS DE TRABALHO NA PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O(A) BIBLIOTECÁRIO(A) COM FOCO NAS DIMENSÕES TÉCNICA, ESTÉTICA, ÉTICA E POLÍTICA”.

    O TCC de Jhonata Scarabelot analisa os desafios e oportunidades para o(a) bibliotecário(a) e perspectivas de trabalho na Pandemia de COVID-19 sob o ponto de vista da competência em informação, apresentando conceitos sobre a competência em informação e suas dimensões na perspectiva da profissão bibliotecária, relacionando os desafios e oportunidades que se apresentam ao mundo do trabalho do bibliotecário com as dimensões técnica, estética, ética e política da competência em informação.

    A banca examinadora foi presidida pela Prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino, orientadora, e composta pelos doutorandos dos GPCIn, Daniela Spudeit e Orlando Vieira de Castro Junior.


  • Prof. Wilian Toneli, doutorando do GPCIn, apresenta o projeto de tese em andamento para os acadêmicos da Graduação

    Publicado em 10/09/2021 às 20:37

    No dia de hoje (10/09/2021), o professor Wilian Toneli, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGInfo) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn), apresentou o seu projeto de tese em andamento, para os acadêmicos dos cursos de Graduação em Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação, ambos em bacharelado, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante um encontro da disciplina ministrada por sua orientadora, Prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino, CIN 7306 – Competência em Informação, disciplina obrigatória desde o ano de 2015, ofertada na 3ª fase do Núcleo Comum dos Cursos.

    Essa disciplina é oferecida em duas turmas, uma no período matutino e outra no período noturno, presencial. Atualmente, desde o ano de 2020, este é o terceiro semestre em que esta disciplina é ofertada na modalidade remota, em vista da pandemia de Covid-19.

    Foi um encontro interessante para trocas e compartilhamento de algumas informações da tese em andamento intitulada PARÂMETROS NORTEADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTO-JUVENIL.


  • Marta Leandro da Mata: vencedora do Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação

    Publicado em 09/09/2021 às 12:58

    A Prof. Dra. Marta Leandro da Mata, do departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), foi eleita a vencedora da 2ª Edição Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação.

    O Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação tem como objetivo homenagear os pesquisadores e profissionais brasileiros que dedicam esforços à pesquisa, ensino, prática e ações sobre a temática da Competência em Informação no país.

    O anúncio foi feito durante o IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina (IV SEPCIn), ocorrido em 08/09/2021. Confira a íntegra do evento no Canal do GPCIn no YouTube.

    Conheça a vencedora!

    MARTA LEANDRO DA MATA

    Doutora em Ciência da Informação (2014), Mestre em Ciência da Informação (2009) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Campus de Marília), com período de doutorado sanduíche na Universidade Carlos III de Madrid (2013). É professora Adjunta no Departamento de Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Líder do grupo de pesquisa “Competência em Informação e Processos Inter-relacionados”. Tem experiência na área de Ciência da informação e Biblioteconomia, atuando, principalmente com os seguintes temas: estudos de usuários (em seus vários vieses), competência em informação, fontes de informação, formação e atuação do bibliotecário, preservação em unidades de informação.

    Fonte: https://biblioteconomia.ufes.br/marta-leandro-da-mata


  • Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação – IV SEPCIn

    Publicado em 31/08/2021 às 21:31

    No dia 8 de setembro de 2021, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência em Informação (GPCIn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará, de forma online, o IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina – IV SEPCIn (Confira a programação aqui).

    Na ocasião, acontecerá a 2ª edição do Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação. O prêmio foi criado em 2019 e tem como objetivo homenagear os pesquisadores e profissionais brasileiros que dedicam esforços à pesquisa, ensino, prática e ações sobre a temática da Competência em Informação no nosso país.

    Convidamos a todos para participar da votação que estará aberta do dia 1 de setembro até as 23h59 do dia 7 de setembro, através do formulário abaixo:

    https://forms.gle/RDKxpvrpR4iarzJq9

    O Regulamento do do Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação pode ser acessado aqui!


  • A competência em informação na luta contra o câncer infanto-juvenil.

    Publicado em 19/08/2021 às 18:28

    Como parte de sua pesquisa sobre o desenvolvimento de competência em informação para o combate ao câncer infantil, o doutorando e pesquisador do GPCIn, Wilian Tonelli da Silva, elaborou um folheto com caráter explicativo, cujo propósito é divulgar os principais sintomas do câncer infanto-juvenil, bem como os sinais para reconhecê-lo e fontes úteis de pesquisa sobre o assunto.

    O material foi traduzido para o espanhol pela Coordenadora do GPCIn e orientadora da pesquisa de doutorado, a prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino.

    Confira as duas versões do documento abaixo:

    Desenvolvendo a Competência em Informação para o Câncer Infanto-juvenil (em português)

    Desarrolar la Competencia em Información para el Cáncer Infantil y Juvenil (em espanhol)


  • IV SEPCIn – Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina

    Publicado em 09/08/2021 às 18:44

    O IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina (IV SEPCIn) será realizado neste ano no dia em que se comemora o Dia Internacional da Alfabetização, 08 de setembro.

    Desde 1967, a UNESCO celebra esta data para lembrar o mundo sobre a importância da alfabetização como uma questão de dignidade e direitos humanos e apesar dos progressos feitos ao longo dos anos, cerca de 773 milhões de adultos em todo o mundo ainda não dominam a escrita e leitura (UNESCO, 2020). Neste contexto e sob um cenário de pandemia de COVID-19, nada mais oportuno do que tratar de vulnerabilidade, de desinformação e de uma nova Era.

    O tema do evento para este ano será A Competência em Informação e Perspectivas para uma Nova Era.

    A competência em informação, desde seu surgimento na década de 1970, nos Estados Unidos, foi disseminada pelo mundo, chegando ao Brasil nos anos 2000. Ganhou debates, novos olhares, novas contribuições, novas perspectivas. Seu campo se expandiu e, continua apresentando novas visões particulares que, em conjunto, nos agraciam com possibilidades ricas de crescimento e (re)construções.

    Em tempos onde a pós-verdade e desinformação ganham espaço e escurecem a Sociedade da Informação, o aprendizado ao longo da vida, materializado pela competência em informação, pode iluminar para uma “Era” de desenvolvimento e liberdade, bem como os novos desafios postos para realização dos ODS da Agenda 2030, a competência em informação tem papel fundamental para contribuir com esses novos desafios.

    Nesse sentido, o que podemos esperar da competência em informação pelos próximos dez anos? Quais novos olhares fomentarão as pesquisas e as práticas sobre a Competência em Informação? É sobre esta nova era e é sobre estes desafios para a Competência em Informação que este IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina (IV SEPCIn) se interessa. Realizado nesta ano de 2021 de modo remoto, terá como sub temas:

    • Agenda 2030 os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
    • Vulnerabilidade Social
    • Vulnerabilidade em Informação e Pandemia de COVID 19
    • Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação – PDCIn
    • Interdisciplinaridade
    • Novas perspectivas à dimensão técnica
    • Ansiedade de Informação
    • Infodemia e desinformação

    Conheça a programação preliminar do evento:

    Data do evento: 08/09/2021 – Coincidindo com Dia Internacional da Alfabetização

    Duração do evento
    carga horária: 8h

    O evento será transmitido pelo Canal do GPCIn no YouTube. Acesse aqui!

    PROGRAMAÇÃO

    13h00 às 13h15Abertura do evento
    13h30 às 14h30 – Palestra de abertura “Competência em informação no apoio ao desenvolvimento humano” com a Profa. Adriana Rosecler Alcará (mediação professora Elizete Vieira Vitorino)
    14h30 às 15h00 – Debate
    15h00 às 15h15 – Lançamento do livro “As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política”, organizado por Elizete Vieira Vitorino e Djuli Machado De Lucca (mediação Marcela Reinhardt)
    15h15 às 15h30 – Lançamento do livro “Perspectivas em Competência em Informação”, organizado por Regina Belluzzo e Marta Valentim (mediação Marcela Reinhardt)
    15h30 às 16h10Apresentação das pesquisas em andamento do GPCIN – Willian Toneli, Eliane Mota Orelo, Orlando Castro, Daniela Spudeit, Angélica Coimbra, Guilherme Righetto e Eliane Pellegrini. (mediação professora Elizete Vieira Vitorino)
    16h10 às 16h30Apresentação sobre PDCIN na Biblioteca Pública de Santa Catarina: grupos vulneráveis e Competência em Informação – Profa. Elizete Vieira Vitorino (UFSC)
    16h30 às 16h50Práticas de combate a desinformação na BU/UFSCLeonardo Rippol (UFSC)
    16h50 às 17h10Ansiedade de informação e sobrecarga informacionalMarcela Reinhardt (UDESC)
    17h10 às 17h30 – Debate (Mediação André Luiz Avelino da Silva)

    17h30 às 18h10 – INTERVALO

    18h10 às 18h30 – Lançamento do livro “Competência em informação e o cenário das pesquisas e práticas no Brasil: um olhar para o futuro e para a internacionalização” organizado por Daniela Spudeit e Elizete Vieira Vitorino (mediação Eliane Pellegrini).
    18h30 às 18h45 – Lançamento do livro “Atuação de profissionais da informação em época de pandemia” organizado por Daniela Spudeit e Claudia Souza (mediação Patrícia Takaki Neves)
    18h45 às 19h05Competência em informação e sobrecarga informacional em estudantes de cursos pré-vestibulares popularesDilva Páscoa de Marco Fazzioni (UFSC)
    19h05 às 19h25Competência em informação e LGBTQI+Guilherme Righetto (UFSC)
    19h25 às 19h45Competência em informação para idososDjuli De Lucca (UNIR)
    19h45 às 20h05Tenda literária em Imbituba/SC: relato de boas práticas de acessibilidade alinhados aos objetivos da Agenda 2030 da ONU – Glaucia Maindra (Biblioteca Pública de Imbituba/SC)
    20h05 às 20h25Práticas de leitura e pesquisa escolar com foco na agenda 2030 da ONULilieudi Azevedo (Biblioteca Escolar do CAIC, Palhoça, SC).
    20h25 às 20h40 – Debate (mediação Eliane Orelo)
    20h40 às 21h10Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação (mediação Wilian Toneli)
    21h10 às 21h30 – Lançamento do livro “Competência em Informação no Brasil: dimensão técnica e perspectivas interdisciplinares”, organizado pela professora Elizete Vieira Vitorino (mediação Patrícia Takaki Neves). OBS: A apresentação será feita pela organizadora.
    21h30 às 22h00Mesa de encerramento

    A Comissão organizadora do evento é formada por:

    • Wilian Toneli (Coordenador)
    • Orlando Castro (Vice coordenador)
    • Angélica Coimbra
    • Elizete Vieira Vitorino
    • Eliane Pellegrini
    • Eliane Rodrigues Mota Orelo
    • Daniela Spudeit
    • Andre Luiz Avelino da Silva
    • Fernanda Silva Damasceno
    • Jhonata de França Scarabelot
    • Djuli Machado De Lucca
    • Marcela Reinhardt de Souza
    • Yuri Dutra Martins