GPCIn – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação
  • Prof. Dra. Elizete Vitorino apresentará resultados de sua pesquisa de pós-doutorado

    Publicado em 11/11/2022 às 18:28

    Em 25 de novembro de 2022, às 15h30, a Prof. Dra. Elizete Vitorino apresentará os resultados de sua investigação de pós-doutorado em uma roda de conversa promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A apresentação abordará os resultados da pesquisa “Indicadores qualitativos para a competência em informação no Brasil sob o foco da vulnerabilidade social“.

    O supervisor da atividade de pesquisa de pós-doutorado é o Prof. Dr. Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, professor titular do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPB.

    A apresentação acontecerá no formato online e será transmitida pelo canal do Laboratório de Tecnologias Intelectuais da Universidade Federal da Paraíba (LTi UFPB) no YouTube por meio do link: https://youtu.be/pSgXHcDw80M


  • Defesa de Tese: Wilian Tonelli da Silva

    Publicado em 29/09/2022 às 19:47

    Em 31/05/2022, às 14:00 horas, por meio de videoconferência, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFSC, Wilian Tonelli da Silva, fez a defesa de sua Tese intitulada “Parâmetros norteadores para o desenvolvimento da competência em informação no diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil”.

    A pesquisa, orientada pela profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino (PGCIN/UFSC),  buscou apresentar uma proposta que possa subsidiar um programa de apoio ao desenvolvimento da competência em informação que contribua para a melhoria da efetividade do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

    O Ministério da Saúde estima que, entre os anos de 2020-2022, 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenil sejam diagnosticados, sendo 4.310 casos em meninos e 4.150 em meninas. Dessa forma, além da caracterização do câncer infantojuvenil, Wilian Tonelli justifica a relevância da pesquisa com a necessidade de se empreender uma análise das ações de competência em informação com foco no diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil dos pacientes/assistidos – crianças e adolescente com câncer na faixa etária de 0-18 anos de municípios do Norte de Minas Gerais, a partir de outras ações e assistências prestadas no Brasil todo, considerando como um espaço de investigação onde competência em informação e a vulnerabilidade social se encontram e onde a primeira pode minimizar a segunda.

    A banca foi composta por:
    Prof. Dra. Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho (UFSC/CIN/PGCIN)
    Prof. Dra. Aurora Cuevas-Cerveró (CCINF/UCM)
    Prof. Dra. Daniela Spudeit (UDESC).

    Imagens e informações: Wilian Tonelli.

  • Prof. Elizete Vitorino participa do evento Conexão CMAI (UFSC)

    Publicado em 29/09/2022 às 14:35

    Aconteceu hoje, 29/09/2022, às 18 horas, o evento Conexão CMAI – DCINF/PPGCI/CMAI, promovido pelo Projeto Plurissaberes do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesta quinta edição, o Projeto abordou o tema “Competência em Informação, Mediação e Leitura” e contou com a participação das seguintes líderes de Grupos de Pesquisas:

    • Prof.ª Dra. Elizete Vitorino (UFSC);
    • Prof.ª Dra. Renata Braz (FURG);
    • Prof.ª Dra. Marta da Matta (UFES).

    A Profa. Dra. Elizete Vitorino apresentou um relato sobre as contribuições científicas e sociais do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn). Você pode acessar os slides dessa apresentação aqui.

    A mediação ficou a cargo da Prof.ª Dra. Gabriela Belmont de Farias, com a Direção técnica de Edvander Pires.

    O evento foi transmitido pelo Canal do Projeto Plurissaberes, no YouTube, e você pode conferir a íntegra da transmissão do evento aqui:  https://youtu.be/cAjPtVz3UOk

     Informações: Prof. Dra. Elizete Vitorino

  • Prof. Elizete participa de banca de qualificação na UEL

    Publicado em 29/09/2022 às 14:17

    Em 29/09/2022, aconteceu a qualificação da Tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência
    da Informação, Universidade Estadual de Londrina (UEL), da doutoranda ANA MARIA MENDES MIRANDA, intitulada: FEMINISMO E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: DEBATES TEÓRICO-PRÁTICOS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA SOCIAL.

    A defesa da Tese aconteceu de forma presencial e a banca examinadora contou com a participação da prof. Dra. Elizete Vitorino por meio de videoconferência.

    A banca foi formada por:

    Dra. ADRIANA ROSECLER ALCARÁ ENGELMANN (Orientadora – UEL)
    Dra. ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE (titular – UEL)
    Dra. ELIZETE VIEIRA VITORINO (titular – UFSC)
    Dra. LUCIANE DE FATIMA BECKMAN CAVALCANTE (suplente)
    Dra. MARTA LEANDRO DA MATA (suplente)

    Informações: Prof. Dra. Elizete Vitorino

  • Banca de Qualificação: Fernanda Silva Damasceno

    Publicado em 14/06/2022 às 10:19

    Aconteceu no dia 06 de junho de 2022, às 10h, a banca de qualificação da mestranda Fernanda Silva Damasceno. Realizada por meio de videoconferência, a pesquisa orientada pela Profª. Drª. Elizete Vieira Vitorino tem como título Programa de Competência em Informação para bibliotecas universitárias brasileiras: conceituação, características e estrutura.

    Na ocasião, a banca foi composta pela Profª Drª. Lívia Ferreira de Carvalho, na posição de titular externa (FIC/UFG); pelo Prof. Dr. Douglas Dyllon Jerônimo de Macedo, na posição de titular interno (PGCIN/UFSC); pela Profª Drª Marta Leandro da Mata, como suplente externa (DBIB/PPGCI/UFES); e pela Profª Drª. Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho, como suplente interna (PGCIN/UFSC).

    A pesquisa em andamento pretende pesquisar a Competência em Informação, com foco na estruturação de um programa para ser aplicado em bibliotecas universitárias. Esse programa poderá servir como guia para que os bibliotecários que atuam nestes ambientes possam auxiliar as pessoas a desenvolver as dimensões técnica, estética, ética e política da Competência em Informação, tão necessárias para a vida profissional e pessoal daqueles que vivem na sociedade da informação.

    Texto e imagem: Fernanda Damasceno.

  • INSCRIÇÕES para o curso Agenda 2030: uma oportunidade para as bibliotecas

    Publicado em 13/05/2022 às 18:09

    Estão abertas as INSCRIÇÕES para o curso Agenda 2030: uma oportunidade para as bibliotecas.

    O curso tem como objetivos refletir sobre a importância do desenvolvimento sustentável, identificar o papel das bibliotecas no alcance dos ODS e sensibilizar profissionais para a inclusão da Agenda 2030 no planejamento e prestação de serviços de bibliotecas. E, será ministrado pela professora Dra. Aurora Cuevas-Cerveró,  da Universidade Complutense de Madrid (UCM).

    O conteúdo programático está dividido em três partes: 

    1. Introdução: o que são os ODS e a Agenda 2030?
    2. Biblioteca públicas na estratégia de implementação dos ODS. 
    3. Produtos e serviços bibliotecários na perspectiva da Agenda 2030.

    Carga horária: 10 horas

    Público-alvo: Bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia. 

    Quantidade de vagas: 38 vagas

    Data, horário e local:  26 e 27 de maio de 2022, das 14 horas às 18 horas, no LABTEC, sala 202, bloco D do CED/UFSC.

    Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/11J-78xvczYSH1NA8mBTwCzzn9WaFBm3I6sNWUJx9yck/edit?ts=627e8c1a

    A visita da profa. Aurora à UFSC é resultado de uma atividade de mobilidade internacional promovida pela Universidade Complutense de Madrid (UCM) em colaboração com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além do curso, durante a sua visita haverá outras atividades:

    Mesa redonda e entrevista: Pesquisas em andamento e estágio atual da competência em informação na Espanha e no Brasil 

    A atividade será mediada pela Profa. Dra. Djuli Machado De Lucca (UNIR). A mesa será composta pelas professoras Dra. Elizete Vieira Vitorino (UFSC) e pela Dra. Aurora Cuevas-Cerveró (UCM).

    Data e horário: 31 de maio de 2022 com início às 20 horas (horário de Brasília).

    Transmissão pelo YouTube: Encontros Bibli & PGCIN-UFSC.

    – Palestra “Fake science na era da desinformação: competências em informação” a ser realizada no dia 25/05, das 10 horas às 12 horas, por videoconferência, para alunos matriculados na disciplina de Competência em Informação (PCI410043) e demais alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), alunos de graduação em Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação (CIN/CED/UFSC) e convidados. 

    As atividades estão sendo organizadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn/UFSC), Grupo de Pesquisa Competência em Informação e Mediação (GCInMe/UNIR) e Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Itajaí (IFSC)

     Com informações de Eliane Pellegrini.

  • Defesa de tese: Eliane Pellegrini

    Publicado em 03/05/2022 às 10:07

    Em 19/04/2022, às 14:00 horas, por meio de videoconferência, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFSC, Eliane Pellegrini, fez a defesa de sua Tese intitulada “Princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres rurais sob a perspectiva do empoderamento”.

    A pesquisa, orientada pela profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino (PGCIN/UFSC) e coorientada pela profa. Dra. Karolyna Marin Herrera (DZDR/UFSC), busca contribuir com uma abordagem teórico-metodológica sobre a importância da competência em informação para o processo de empoderamento das mulheres rurais que advém da intersecção de conhecimentos de diferentes áreas, que tem como alicerce as dimensões técnica, estética ética e política propostas por Vitorino e Piantola (2021) e que considera questões sociais in loco. Os princípios são propostos para subsidiar a elaboração de estratégias, ações e programas desenvolvidos por profissionais da informação, especialmente, bibliotecários vinculados a bibliotecas públicas e bibliotecas de Institutos Federais situadas em áreas rurais do Brasil, bem como demais educadores vinculados a essas instituições.

    A banca foi composta pelas professoras Dras. Aurora Cuevas-Cerveró (UCM), Isa Maria Freire (UFPB) e Camila Monteiro de Barros (PGCIN/UFSC) que recomendaram a publicação integral do trabalho.

    Texto e imagens: Eliane Pellegrini.

  • Universidade Federal de Sergipe promove palestra sobre Competência em Informação em Bibliotecas Públicas

    Publicado em 29/03/2022 às 14:33

    Palestra Competência em Informação em Bibliotecas Públicas – UFS

    O Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoveu, dia 28/03/2022 às 20h, por meio de videoconferência, palestra com o tema “Competência em Informação em Bibliotecas Públicas“. Para discorrer sobre o assunto, o evento contou a participação da Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino e da Profa. Dra. Niliane Aguiar.

    Em sua participação, a Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino apresentou o relato da experiência de criação do Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn) da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). Durante sua fala ela apresentou, ainda, o documento “Diretrizes sobre Desenvolvimento de Habilidades em Informação para a Aprendizagem Permanente”, de autoria do Prof. Dr. Jesús Lau (acesse o documento aqui), a estrutura de um plano de ação do PDCIn, dando como exemplo prático o PDCIn da BPSC, e comentou sobre o Projeto Piloto com pessoas em situação de rua e seu estágio atual.

    Para saber mais sobre o assunto acesse nos links abaixo os documentos mencionados na palestra da Prof. Elizete Vitorino:

    Documento da ALA/ACRL sobre o conteúdo de um PDCIn

    Documento da ALA/ACRL sobre a diferença entre padrões, diretrizes e Frameworks

    Notícia da página do GPCIn, sobre a entrega da versão final do PDCIn-BPSC.

    Notícia da página da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), sobre a entrega da versão final do PDCIn-BPSC.

    Com informações da Prof. Dra. Elizete Vitorino e imagem fornecida pela Prof. Dra. Niliane Aguiar.

  • Banca de Qualificação de Dissertação: André Luiz Avelino da Silva

    Publicado em 25/03/2022 às 13:47

    Dia 23/03/2022, por meio de videoconferência, reuniu-se a banca de qualificação de dissertação do mestrando André Luiz Avelino da Silva. Com o título de “Desenvolvimento da Competência em Informação para as Pessoas LGBTI+ com foco em Atitudes, Comportamentos, Habilidades, Valores e Conhecimentos“, a pesquisa de mestrado é orientada pela Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino e teve a banca de qualificação composta por:

    Profa. Dra. Camila Monteiro de Barros – titular interno – PGCIN/UFSC.

    Profa. Dra. Adriana Rosecler Alcará – titular externo – PPGCI/UEL.

    Profa. Dra. Marli Dias de Souza Pinto – suplente interno – PGCIN/UFSC.

    Prof. Dra. Djuli Machado De Lucca – suplente externo – PGCIN/UFSC.

    A pesquisa em andamento se debruça sobre novas perspectivas na possibilidade de trabalhar a competência em informação, oportuniza pesquisas com foco nas minorias sociais e vulnerabilidade social e, segundo André Luiz Avelino da Silva, tem o objetivo de estruturar um programa de desenvolvimento da competência em informação voltado para essa população, no intuito de minimizar preconceitos e discriminações ocorridas na sociedade, bem como trazer visibilidade sobre essa população.

    Imagem: Fernanda Silva Damasceno

  • Defesa de Tese: Daniela Spudeit

    Publicado em 21/03/2022 às 14:32

    Em 26/11/2021, por meio de videoconferência, foi realizada a defesa de tese de Daniela Spudeit intitulada “Diretrizes para o Desenvolvimento da Competência em Informação em Bibliotecas Públicas: foco nas pessoas em situação de rua”.

    A tese contribui para preencher uma lacuna nas pesquisas relacionadas à temática do desenvolvimento da competência em informação de pessoas vulneráveis e em situação de rua por meio da proposta de ações que podem ser promovidas por bibliotecas públicas no que tange ao acesso e uso da informação para a construção do conhecimento, identidade e autonomia, de modo a permitir a efetiva inclusão social desse grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

    A banca examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Edgar Bisset Alvarez (UFSC), Profa. Dra. Regina Celia Baptista Belluzzo (UNESP), Profa. Dra. Marielle Barros de Moraes (UFF) e Prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino, que foi a orientadora da pesquisa.