GPCIn – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação
  • Acontece a segunda reunião para a retomada do PDCIn-BPSC – capacitação de multiplicadores de leitura em foco

    Publicado em 24/05/2024 às 10:54

    As professoras Elizete Vieira Vitorino (UFSC) e Djuli Machado de Lucca (UNIR), do Núcleo GPCIn, participaram, no dia 30 de abril de 2024, de uma reunião com a Administradora da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC), Cleonisse Inês Schmitt. A pauta desta segunda reunião – a primeira aconteceu em 07/03/2024 – compreendeu os próximos passos para a retomada do Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn), que é fruto da parceria entre o GPCIn e a biblioteca. Foi proposta uma capacitação de multiplicadores de leitura, com foco na construção e implantação de clubes de leitura para mulheres. A retomada do PDCIn-BPSC acontece em meio às festividades de aniversário dos 170 anos da biblioteca. A capacitação deve ocorrer entre os meses de agosto e setembro de 2024, tem carga horária de 32 horas e as vagas são limitadas.


  • Egresso do PGCIN ministra palestra na disciplina de Competência Informacional da UFSC

    Publicado em 23/05/2024 às 10:44

    A Competência em Informação em conexão ao Jornalismo foi o tema das palestras realizadas nos dias 26 de março e seis de abril, pelo egresso do PGCIN/UFSC, Pedro Paulo da Cruz, para as turmas de Competência Informacional, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A disciplina é ministrada pela Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino e contempla a terceira fase dos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação e área afins.

    O Mestre em Ciência da Informação pelo PGCIN/UFSC, Pedro Paulo da Cruz, falou sobre a pesquisa que teve por objetivo apresentar a Competência em Informação em conexão ao jornalismo no período da pandemia de Covid-19, na perspectiva das dimensões técnica, estética, ética e política. E também descrever, segundo a literatura, o jornalismo, o telejornalismo e a competência do profissional jornalista, bem como, caracterizar a Competência em Informação e suas dimensões e as principais pandemias que marcaram a história.

    O estudo mostrou que houve uma reconfiguração no campo jornalístico, com novas habilidades e práticas profissionais. Ao mesmo tempo, foi feita uma análise em vídeos de uma emissora de TV para descobrir as conexões com a Competência em Informação e percebeu-se que a forma de narrar os fatos mudou e o profissional teve que se adaptar ao uso da máscara – que alterou também a comunicação. Houve impactos promovidos por dados imprecisos e inverídicos e foi identificado o papel da Ciência da Informação (CI) no contexto de crise informacional, apontando a Competência em Informação como um dos caminhos para o enfrentamento das questões informacionais.

    A pesquisa sugere que os jornalistas utilizem os recursos da (CI) e os conceitos das dimensões da Competência em Informação, para, por exemplo, se aprofundarem em pesquisas nas bases de dados, darem mais espaço ao contraditório, e verificarem as informações em diferentes fontes, antes da divulgação.

    Texto e imagens: Me. Pedro Paulo da Cruz


  • Retomada do projeto PDCIn-BPSC

    Publicado em 14/03/2024 às 10:36

    Aconteceu, em 07/03/2024, na Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), a primeira reunião para discutir a retomada do Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn) da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC). Na ocasião a Profa. Dra. Elizete Vitorino apresentou uma proposta de continuidade do projeto para o ano de 2024.

    O projeto teve início em fevereiro de 2020 com o planejamento do PDCIn no Moodle e em abril de 2021 houve a capacitação com 40h de carga horária oferecida para a equipe da BPSC via Moodle, com webconferências. Na capacitação, toda equipe aprendeu mais sobre a Agenda 2030 e Competência em Informação para que fosse elaborado o PDCI a ser implementado entre 2022 e 2024 pela Biblioteca Pública de Santa Catarina, em parceria com a UFSC e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Saiba mais sobre o PDCIn da BPSC aqui.


  • Defesa de dissertação: Pedro Paulo da Cruz

    Publicado em 19/02/2024 às 20:48

    Competência em Informação e Jornalistas de TV: um estudo no período da pandemia de Covid-19”. Este foi o tema da dissertação defendida pelo mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFSC, Pedro Paulo da Cruz. A banca foi realizada no dia sete de fevereiro de 2024, por videoconferência, e contou com a participação da orientadora, profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino (PGCIN/UFSC), da examinadora interna, profa. Dra. Luciane Paula Vital (PGCIN/UFSC), e da examinadora externa, profa. Dra. Maria Rita Pimenta Rolim (UFSC), que se manifestaram favoráveis à aprovação.

    A pesquisa teve por objetivo apresentar a Competência em Informação em conexão ao jornalismo no período da pandemia de Covid-19, na perspectiva das dimensões técnica, estética, ética e política. E também descrever, segundo a literatura, o jornalismo, o telejornalismo e a competência do profissional jornalista, bem como, caracterizar a Competência em Informação e suas dimensões e as principais pandemias que marcaram a história.

    O estudo mostrou que houve uma reconfiguração no campo jornalístico, com novas habilidades e práticas profissionais.

    Ao mesmo tempo, foi feita uma análise em vídeos de uma emissora de TV para descobrir as conexões com a Competência em Informação e percebeu-se que a forma de narrar os fatos mudou e o profissional teve que se adaptar ao uso da máscara – que alterou também a comunicação.

    Houve impactos promovidos por dados imprecisos e inverídicos e foi identificado o papel da Ciência da Informação (CI) no contexto de crise informacional, apontando a Competência em Informação como um dos caminhos para o enfrentamento das questões informacionais.

    A pesquisa sugere que os jornalistas utilizem os recursos da (CI) e os conceitos das dimensões da Competência em Informação, para, por exemplo, se aprofundarem em pesquisas nas bases de dados, darem mais espaço ao contraditório, e verificarem as informações em diferentes fontes, antes da divulgação.

    Participaram como suplentes da banca, o prof. Dr. Thiago Magela Rodrigues Dias (PGCIN/UFSC) e a profa. Dra. Djuli Machado De Lucca  (UNIR).


  • Defesa de Tese: Eliane Rodrigues Mota Orelo

    Publicado em 04/12/2023 às 20:17

    Em 04/12/2023, às 14:00 horas, por meio de videoconferência, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFSC, Eliane Rodrigues Mota Orelo, fez a defesa de sua Tese intitulada “Competência em Informação para pessoas com fibrose cística”.

    A pesquisa, orientada pela profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino (PGCIN/UFSC),  teve por objetivo estruturar um conjunto de indicadores de Competência em Informação para as pessoas com fibrose cística.

    A fibrose cística é classificada como uma doença rara, grave e progressiva, com alta taxa de mortalidade e que reduz significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Até o momento, não existe cura para esta doença. Neste contexto, a pesquisa busca suprir uma carência na Ciência da Informação de indicadores de desenvolvimento da competência em informação para doenças graves e para a fibrose císitica em particular.

    Os indicadores propostos por Eliane Rodrigues Mota Orelo foram agrupados em quatro componentes: Acesso, Avaliação, Uso e Comunicação. Os componentes, por sua vez, trazem as características das dimensões da competência em informação (Técnica, Estética, Ética e Política). “As diretrizes e os indicadores servem aos gestores públicos, no sentido de facilitar a implementação de programas para o desenvolvimento de Competência em Informação, possibilitando a inclusão em agenda e projetos sociais” , conclui Eliane.

    A banca foi composta por:
    Prof. Dr. Vinícius Medina Kern (PGCIN/UFSC);
    Prof. Dra. Regina Célia Baptista Belluzzo (PPGMIT/UNESP);
    Prof. Dra. Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit (UDESC);
    Prof. Dr. Luis Roberto Agea Cutolo (CCS/UFSC);
    Como suplentes foram participantes:
    Prof. Dra. Marli Dias de Souza Pinto (PGCIN/UFSC);
    Prof. Dra. Djuli Machado de Lucca (DCIN/UNIR).

    A defesa de tese foi transmitida pelo canal Encontros Bibli & PGCin-UFSC, no YouTube e pode ser acessada aqui.

    Imagens: Prof. Dra. Daniela Spudeit.

  • ENANCIB 2023 – GPCIn tem duas participações com trabalhos premiados

    Publicado em 14/11/2023 às 11:59

    No último dia 09/11/2023, durante o ENANCIB 2023, realizado na cidade de São Cristóvão/SE, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino apresentou dois trabalhos produzidos em co-autoria que foram premiados pela organização do Evento.

    O primeiro trabalho premiado, intitulado ESTRUTURA DE INDICADORES PARA A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO SOB O FOCO DE INDICADORES SOCIAIS E AGENDA 2030: RESULTADOS E PERSPECTIVAS, teve autoria da Prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Prof. Dr. Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

    A segunda premiação foi recebida pelo trabalho GRUPOS VULNERÁVEIS E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: CARACTERÍSTICAS E PERSPECTIVAS DA VULNERABILIDADE EM INFORMAÇÃO SOB A ÓTICA DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, de autoria da Prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Prof. Dra. Daniela Fernanda da Assis Oliveira Spudeit, da Universidade Federal do Estado de Santa Catariana (UDESC).

    Ambos trabalhos completos foram apresentados no Grupo de Trabalho (GT) 06, na Sessão: 3 – “Múltiplos Aspectos da Competência em Informação” sendo as premiações recebidas mais um reconhecimento pela qualidade das pesquisas  produzidas no âmbito do GPCIn/UFSC acerca de vulnerabilidade em informação e indicadores de competência em informação.


  • Egressa do PGCIN ministra palestra na disciplina de Competência Informacional da UFSC

    Publicado em 30/10/2023 às 19:34

    Em 27/10/23 a egressa do PGCIN, Profa. Dra. Djuli Machado De Lucca (Universidade Federal de Rondônia – UNIR) fez uma apresentação sobre as Dimensões da Competência em Informação para os alunos da turma de Competência Informacional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A disciplina é ministrada pela Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino e contempla a terceira fase dos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação e área afins.

    Em sua apresentação, a Dra. Djuli falou sobre a pesquisa que desenvolveu no mestrado do PGCIN e que abordou a Dimensão Política da Competência em Informação a partir das necessidades informacionais de idosos. Também apresentou as características das quatro dimensões da Competência em Informação (Técnica, Estética, Ética e Política) que, depois, serviram de apoio para a dinâmica, proposta pelo mestrando do PGCIN, Pedro Paulo da Cruz, como parte de sua atividade no Estágio Docência.

    Na oportunidade, a convidada sorteou e autografou um exemplar do livro “As Dimensões da Competência em Informação” do qual foi organizadora, juntamente com a Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino.

    Texto e imagens: Prof. Dra. Elizete Vitorino

  • Palestra: Desenvolvimento da Competência em Informação para as pessoas LGBTI+

    Publicado em 18/09/2023 às 18:26

    Dia 15 de setembro de 2023, André Luiz Avelino da Silva ministrou para os alunos da 3a. fase do núcleo comum dos cursos de Graduação em Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação uma palestra sobre ” : com foco em atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos” . A palestra apresentou alguns dos resultados da pesquisa realizada pelo palestrante durante o mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN)].

     

    A palestra ocorreu durante a disciplina de Competência Informacional (CIN 7306), ministrada pela Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino, que também foi a orientadora da pesquisa de mestrado de André Luiz, e contou com a presença do mestrando Pedro Paulo da Cruz que  realiza seu Estágio de Docência nessa disciplina, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

     

    Informações: André Luiz Avelino da Silva
    Imagens: Pedro Paulo da Cruz

  • Desenvolvimento da Competência em Informação para as pessoas LGBTI+

    Publicado em 05/09/2023 às 16:41

    Dia 21 de agosto de 2023, André Luiz Avelino da Silva ministrou uma palestra sobre “Desenvolvimento da Competência em Informação para as pessoas LGBTI+: com foco em atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos”, na disciplina ministrada pela Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino, CiN7306 – Competência em Informação, alunos da 3a. fase do núcleo comum dos cursos de Graduação em Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação, Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


  • Defesa de Dissertação: André Luiz Avelino da Silva

    Publicado em 22/08/2023 às 11:30

    No dia 02 de agosto de 2023, às 09 horas, o bibliotecário e egresso da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestrando André Luiz Avelino da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC), realizou a defesa da dissertação de mestrado sob o título “Desenvolvimento da Competência em Informação para as pessoas LGBTI+: com foco em atitudes, comportamentos, habilidades, valores e conhecimentos”, orientado pela professora Dra. Elizete Vieira Vitorino.

    A banca que aprovou a dissertação foi composta pela profa. Dra. Elizete Vitorino (PGCIN/UFSC – presidência), professoras Dra. Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho (PGCIN/UFSC – Examinadora Interna) e Dra. Adriana Rosecler Alcará (PPGCI/UEL- Examinadora Externa).

    Informações e imagem: André Luiz Avelino da Silva