GPCIn – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação
  • Equipe da BPSC participa de capacitação promovida pelo NURREVI e GPCIn.

    Publicado em 11/11/2021 às 18:03

    Durante o mês de novembro de 2021, a equipe da Biblioteca Pública de Santa Catarina participou de uma capacitação promovida pelos profissionais do Núcleo de Reabilitação e Recuperação de vidas (NURREVI) com a presença das psicólogas e assistentes sociais Bruna Carraro, Natalia Santos, Graziela Bion e demais membros que atuam com população de rua na Passarela da Cidadania no centro de Florianópolis.

    Com o objetivo de orientar sobre o atendimento acolhedor dentro de uma abordagem mais humanizada para pessoas em situação de rua, a ideia da capacitação foi aprender mais sobre as políticas públicas, direitos humanos, características e perfil das pessoas que estão em situação de rua, bem como conhecer os serviços prestados na Passarela para acolher e incluir as pessoas que estão sem moradia ou sustento.

    A partir disso, será feito um planejamento de serviços que serão ofertados a partir de março de 2022 pela equipe da biblioteca sob direção da bibliotecária Cleonisse Schmitt para atendimento das demandas informacionais das pessoas acolhidas na Passarela por meio dessa parceria com o NURREVI.

    Essa capacitação compõe o projeto piloto coordenado pela professora Daniela Spudeit, da Udesc e integrante do GPCIn da UFSC.

    O projeto piloto é uma das ações do Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação (PDCIn) iniciado em março de 2020, mas que devido a pandemia só foi possível colocá-lo em prática a partir de março de 2021 pelo  Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn) composto por um grupo de pesquisadores vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a liderança da Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino.

     Com informações de Daniela Spudeit.

  • As apresentações do IV SEPCIn já estão disponíveis. Confira!

    Publicado em 23/09/2021 às 11:18

    Disponibilizamos aqui os slides das apresentações realizadas durante o O IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina (IV SEPCIn), realizado em 08 de setembro de 2021. Confira a programação completa do Evento aqui.

    Colocamos também os links para acesso aos livros que foram lançados durante o IV SEPCIn.

    Agradecemos a todos(as) os(as) palestrantes por autorizarem a publicação em nossa página, e lembramos que todos devem ser devidamente citados em caso de uso deste material gentilmente cedido.


  • Defesa de TCC de Biblioteconomia: Jefferson Neri Corbari

    Publicado em 23/09/2021 às 9:48

    No dia 21 de setembro de 2021, o acadêmico Jefferson Neri Corbari apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Competência em Informação e Sustentabilidade: dimensões inter-relacionadas”. O trabalho acadêmico objetivou apresentar os conceitos e dimensões da competência em informação, identificar os conceitos e dimensões da sustentabilidade e também investigar elementos de inter-relação entre as dimensões da competência em informação e da sustentabilidade.

    O TCC foi orientado pela Prof. Dra.  Elizete Vieira Vitorino e as professoras Djuli Machado De Lucca e Angélica de Souza Coimbra foram convidadas para a composição da banca examinadora. O acadêmico foi aprovado com louvor e seu trabalho foi classificado como emergente e relevante no contexto da Competência em Informação. As dimensões inter-relacionadas com a sustentabilidade apresentam contribuição científica no cenário mundial ao abordar a Agenda 2030 da ONU.


  • Eliane R. Mota Orelo, doutoranda do GPCIn, apresenta o projeto de tese em andamento para os acadêmicos da Graduação

    Publicado em 20/09/2021 às 20:39

    No dia 15/09/2021, Eliane R. Mota Orelo, Bacharel em Biblioteconomia e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn), apresentou o seu projeto de tese em andamento, para os acadêmicos dos cursos de Graduação em Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação, ambos em bacharelado, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante um encontro da disciplina ministrada por sua orientadora, Prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino, CIN 7306 – Competência em Informação, disciplina obrigatória desde o ano de 2015, ofertada na 3ª fase do Núcleo Comum dos Cursos.

    A disciplina é oferecida para as turmas, nos turnos: matutino e noturno, na modalidade presencial. Porém, em decorrência da pandemia de Covid-19, desde o ano de 2020, este é o terceiro semestre em que esta disciplina é ofertada na modalidade remota.

    Foi um encontro interessante e oportunizou a troca e compartilhamento de informações e de experiências acerca da tese em andamento intitulada Competência em Informação às pessoas com Fibrose Cística.


  • Defesa de TCC de Biblioteconomia: Simoni de Sousa Kuhnen

    Publicado em 20/09/2021 às 20:32

    Aconteceu, em 20/09, a aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica Simoni de Sousa Kuhnen, intitulado “VULNERABILIDADE EM INFORMAÇÃO E MÃES SOLO: POSSIBILIDADES À COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO”.

    O TCC de Simoni Kuhnen trata de um importante aspecto relacionado à temática da vulnerabilidade social, também objeto de pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn), coordenado pela Prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino, orientadora e presidente da banca examinadora que contou com a participação do doutorandos dos GPCIn, Eliane Rodrigues Mota Orelo e Guilherme Goulart Righetto.


  • Defesa de TCC de Biblioteconomia: Jhonata de França Scarabelot

    Publicado em 20/09/2021 às 19:56

    Aconteceu, em 20/09, a aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico Jhonata de França Scarabelot, intitulado ““COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E PERSPECTIVAS DE TRABALHO NA PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O(A) BIBLIOTECÁRIO(A) COM FOCO NAS DIMENSÕES TÉCNICA, ESTÉTICA, ÉTICA E POLÍTICA”.

    O TCC de Jhonata Scarabelot analisa os desafios e oportunidades para o(a) bibliotecário(a) e perspectivas de trabalho na Pandemia de COVID-19 sob o ponto de vista da competência em informação, apresentando conceitos sobre a competência em informação e suas dimensões na perspectiva da profissão bibliotecária, relacionando os desafios e oportunidades que se apresentam ao mundo do trabalho do bibliotecário com as dimensões técnica, estética, ética e política da competência em informação.

    A banca examinadora foi presidida pela Prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino, orientadora, e composta pelos doutorandos dos GPCIn, Daniela Spudeit e Orlando Vieira de Castro Junior.


  • Prof. Wilian Toneli, doutorando do GPCIn, apresenta o projeto de tese em andamento para os acadêmicos da Graduação

    Publicado em 10/09/2021 às 20:37

    No dia de hoje (10/09/2021), o professor Wilian Toneli, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGInfo) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn), apresentou o seu projeto de tese em andamento, para os acadêmicos dos cursos de Graduação em Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação, ambos em bacharelado, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), durante um encontro da disciplina ministrada por sua orientadora, Prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino, CIN 7306 – Competência em Informação, disciplina obrigatória desde o ano de 2015, ofertada na 3ª fase do Núcleo Comum dos Cursos.

    Essa disciplina é oferecida em duas turmas, uma no período matutino e outra no período noturno, presencial. Atualmente, desde o ano de 2020, este é o terceiro semestre em que esta disciplina é ofertada na modalidade remota, em vista da pandemia de Covid-19.

    Foi um encontro interessante para trocas e compartilhamento de algumas informações da tese em andamento intitulada PARÂMETROS NORTEADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTO-JUVENIL.


  • Marta Leandro da Mata: vencedora do Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação

    Publicado em 09/09/2021 às 12:58

    A Prof. Dra. Marta Leandro da Mata, do departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), foi eleita a vencedora da 2ª Edição Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação.

    O Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação tem como objetivo homenagear os pesquisadores e profissionais brasileiros que dedicam esforços à pesquisa, ensino, prática e ações sobre a temática da Competência em Informação no país.

    O anúncio foi feito durante o IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina (IV SEPCIn), ocorrido em 08/09/2021. Confira a íntegra do evento no Canal do GPCIn no YouTube.

    Conheça a vencedora!

    MARTA LEANDRO DA MATA

    Doutora em Ciência da Informação (2014), Mestre em Ciência da Informação (2009) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Campus de Marília), com período de doutorado sanduíche na Universidade Carlos III de Madrid (2013). É professora Adjunta no Departamento de Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Líder do grupo de pesquisa “Competência em Informação e Processos Inter-relacionados”. Tem experiência na área de Ciência da informação e Biblioteconomia, atuando, principalmente com os seguintes temas: estudos de usuários (em seus vários vieses), competência em informação, fontes de informação, formação e atuação do bibliotecário, preservação em unidades de informação.

    Fonte: https://biblioteconomia.ufes.br/marta-leandro-da-mata


  • Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação – IV SEPCIn

    Publicado em 31/08/2021 às 21:31

    No dia 8 de setembro de 2021, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência em Informação (GPCIn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará, de forma online, o IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina – IV SEPCIn (Confira a programação aqui).

    Na ocasião, acontecerá a 2ª edição do Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação. O prêmio foi criado em 2019 e tem como objetivo homenagear os pesquisadores e profissionais brasileiros que dedicam esforços à pesquisa, ensino, prática e ações sobre a temática da Competência em Informação no nosso país.

    Convidamos a todos para participar da votação que estará aberta do dia 1 de setembro até as 23h59 do dia 7 de setembro, através do formulário abaixo:

    https://forms.gle/RDKxpvrpR4iarzJq9

    O Regulamento do do Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação pode ser acessado aqui!


  • A competência em informação na luta contra o câncer infanto-juvenil.

    Publicado em 19/08/2021 às 18:28

    Como parte de sua pesquisa sobre o desenvolvimento de competência em informação para o combate ao câncer infantil, o doutorando e pesquisador do GPCIn, Wilian Tonelli da Silva, elaborou um folheto com caráter explicativo, cujo propósito é divulgar os principais sintomas do câncer infanto-juvenil, bem como os sinais para reconhecê-lo e fontes úteis de pesquisa sobre o assunto.

    O material foi traduzido para o espanhol pela Coordenadora do GPCIn e orientadora da pesquisa de doutorado, a prof. Dra. Elizete Vieira Vitorino.

    Confira as duas versões do documento abaixo:

    Desenvolvendo a Competência em Informação para o Câncer Infanto-juvenil (em português)

    Desarrolar la Competencia em Información para el Cáncer Infantil y Juvenil (em espanhol)