Projeto de extensão nº201710910

O projeto de extensão Competência em informação da população LGBT+ , por meio das dimensões técnica, estética ética e política aprovado no dia 26 de outubro de 2017, é um dos projetos em andamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn). Seus integrantes são: Profª Drª Elizete Vieira Vitorino, Guilherme Goulart Righetto (Doutorando em  Ciência da Informação), Renata Elizabeth Moreira (graduanda em Psicologia) e Yuri Dutra Martins (graduando em Biblioteconomia). Confira um breve resumo e os resultados esperados do mesmo:

A competência em informação na sociedade é uma realidade, porém não é igualitária. Ser competente em informação implica em ser potencialmente capaz e independente para realizar escolhas simples ou complexas. O projeto de extensão busca desenvolver a competência em informação da população LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros e demais identidades) da Grande Florianópolis, por meio das dimensões técnica, estética, ética e política. Os objetivos específicos contemplam: identificar as necessidades de informação da população LGBT+ vinculada à Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH); compilar fontes de informação, com foco nas necessidades de informação dos usuários da ADEH; realizar oficinas sobre o uso das fontes de informação selecionadas para a população LGBT+; e, analisar a competência em informação desenvolvida nesse grupo, com base no modelo de Information Search Process (ISP) de Carol Kuhlthau. O envolvimento dos alunos possibilitará o aprendizado e compartilhamento de ideias e de experiências, nos cursos Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Psicologia, participantes da atividade em associação aos bolsistas do projeto e aos alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), pela via da interdisciplinaridade, oportunizando o desenvolvimento da competência em informação também para o(a) futuro(a) pesquisador(a) e futuro(a) profissional da informação.

O impacto deste projeto de extensão é visível: se pretende, como resultados, que esta atividade propicie o desenvolvimento da competência em informação e promova a cidadania na comunidade atendida pelo projeto. Além disso, pretende-se que as atividades resultantes do projeto, sejam apresentadas no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU 2018), na SEPEX 2018 – em estande do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn) –  bem como em publicação em revistas de pesquisa e de extensão, concretizando uma efetiva divulgação da produção, com fim último na relação ensino-pesquisa-extensão.

Projeto de extensão: Comunicação oral apresentada no 8º CBEU

Projeto de extensão: Artigo aprovado no 36º Painel Biblioteconomia em Santa Catarina

Projeto de extensão: 8º CBEU, atividades e próximos passos