Pesquisas em andamento

Sabe-se que a ampla divulgação de pesquisas científicas trás para a ciência e seus pesquisadores o prestígio merecidos,  segue abaixo uma lista de autores precursores sobre o tema competência em informação e suas pesquisas em situação de andamento.

Lista de autores consultados que possuem pesquisa em andamento na área de competência em informação disponível na plataforma Lattes:

ALCARÁ, Adriana Rosecler
BELLUZZO, Regina Célia Baptista
CAMPELLO, Bernadete Santos
CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman
CORREA, Elisa Cristina Delfini
DUDZIAK, Elisabeth Adriana
FERES, Glória Georges
FIALHO, Janaina Ferreira
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias
MATA, Marta Leandro da
SÁ, Nysia Oliveira de
SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares
VITORINO, Elizete Vieira

  • Projeto de Pesquisa

 

  • ALCARÁ, Adriana Rosecler

2016 – Atual – DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES INFORMACIONAIS EM UNIVERSITÁRIOS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de investigar o desenvolvimento de habilidades informacionais em estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia e a sua contribuição para a formação profissional. O estudo justifica-se dada a relevância das habilidades informacionais para a autonomia na resolução dos problemas relativos à informação e consequente processo aprendizagem. Quanto aos procedimentos metodológicos será desenvolvida uma pesquisa colaborativa, com a proposição e desenvolvimento de ações direcionadas à promoção e formação de habilidades informacionais. Serão participantes da pesquisa estudantes de graduação, inicialmente dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia. Os dados serão coletados por meio de questionários, roteiros de observação, grupos de discussão e diários de pesquisa. Entre os resultados da pesquisa espera-se compreender com maior profundidade como os estudantes desenvolvem suas habilidades informacionais e o fatores que interferem nesse processo. Além disso, pretende-se fomentar programas de intervenção e ações que oportunizem aos estudantes o desenvolvimento de suas habilidades informacionais, tendo em vista a sua autonomia na resolução de problemas informacionais ao longo de sua formação e futura prática profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Adriana Rosecler Alcará – Coordenador / Vanessa de Souza Pianovski – Integrante / Regiane Aparecida Alvarenga – Integrante / Claúdio Cesar Pereira – Integrante / Ana Maria Mendes Miranda – Integrante / Nilcéia Diegues dos Santos – Integrante / Marta Leandro da Mata – Integrante / Sussana Mendes Miranda – Integrante / César A. Galvão F. Conde – Integrante.Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765771D3>.

  • BELLUZZO, Regina Celia Baptista

2014 – Atual – O ESTADO DA ARTE DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO BRASIL: CENÁRIOS E ESPECTROS.

Descrição: Busca-se mapear a produção do conhecimento referente aos estudos da competência em informação no Brasil, tomando como marco o início do século XXI, a fim de contribuir para uma sistematização e a oferta de parâmetros de melhor compreensão desse tema. Objetiva-se, em especial, identificar a produção existente sobre o tema no contexto brasileiro e sistematizar a matéria dispersa na forma de estado da arte, além de contribuir com a elaboração de uma base bibliográfica referencial específica aos estudos da competência em informação no Brasil? COINFO-BR e com subsídios para o avanço e consolidação do tema no contexto brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Regina Celia Baptista Belluzzo – Coordenador. Link de acesso disponível em:<http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793548Z8>. 

 

  • CAMPELLO, BERNADETE SANTOS

2010 – Atual – LETRAMENTO INFORMACIONAL: DESAFIOS PARA FORMAR PESSOAS COMPETENTES NO USO DE INFORMAÇÕES

Descrição: Este projeto se insere na Linha de Pesquisa Informação, Cultura e Sociedade, no âmbito do eixo temático 2: Práticas informacionais, públicos e mediações, que reúne, entre outros, estudos sobre comportamento informacional, usuários da informação, leitura, competência informacional. O objeto de estudo desta pesquisa é construído com base na noção de letramento informacional? O projeto, que deve ser visto em perspectiva ampla, abriga estudos que procuram compreender como a biblioteca e o bibliotecário podem contribuir na formação de usuários que usam a informação e a biblioteca para produzir conhecimentos. Esta perspectiva é ampliada para se compreender como as habilidades informacionais são desenvolvidas e mobilizadas em diversas situações e em diferentes ambientes. Objetivos: 1. Compreender a biblioteca escolar como espaço de aprendizagem; 2. Identificar e entender os diversos fatores que podem influenciar a implementação de programas de letramento informacional na escola; 3. Entender como as pessoas desenvolvem habilidades informacionais no processo de aprendizagem pela busca e uso de informação; 4. Entender como as pessoas experimentam a competência informacional em diversos ambientes e situações. Fundamentação teórica: A fundamentação teórica é buscada em autores que se preocupam com a aprendizagem pela busca e uso de informações (Carol Kuhlthau, Leanne Bowler, Margo Filipenko, Ross Todd, etc.); com a biblioteca como espaço de aprendizagem (Louise Limberg); com fatores que influenciam a presença de programas de competência informacional nas escolas (por exemplo, Sherry Crow) e aqueles autores que estudam as experiências de competência informacional vivenciadas pelas pessoas (Christine Bruce, Annemarie Loyd). Metodologia: A metodologia é principalmente qualitativa. Os estudos utilizam procedimentos descritivos, análise de conteúdo, e outros que permitam o melhor entendimento dos fenômenos observados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4). Integrantes: Bernadete Santos Campello – Coordenador / Adriana Bogliolo Sirihal Duarte – Integrante / Gleice Pereira – Integrante / Marília de Paiva Abreu – Integrant Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787111J7>. 

  • CAVALCANTE, Luciane De Fátima Beckman

 2016 – Atual – INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ESPAÇOS INFORMACIONAIS CULTURAIS: ABORDAGEM VOLTADA AO COMPORTAMENTO E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

Descrição: Apresenta proposta de pesquisa direcionada às vilas culturais e bibliotecas comunitárias da cidade de londrina, no intuito analisar como o comportamento e competência em informação interferem na construção social da realidade, bem nos processos de mediação cultural nos espaços supracitados. Será utilizada como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados coletados serão analisados por meio da técnica de análise categorial da análise de conteúdo. Acredita que a pesquisa contribuirá para escopo da ciência da informação no que concerne ao comportamento e competência em relação à informação em outros ambientes informacionais, bem como contribuirá para o estreitamento de laços teóricos e metodológicos entre a ciência da informação e outras áreas do conhecimento. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3). Integrantes: Luciane de Fátima Beckman Cavalcante – Coordenador / Sueli Alves da Silva – Integrante / Juliana Buzinaro Andrikonis – Integrante / Bárbara Damiane da Silva – Integrante / Leandro Checo Francisco – Integrante / Mariana Augusta Martins – Integrante / Bianca Rodrigues Martins – Integrante / José Gabriel Esperança de Abreu – Integrante / Barbara Angelica Colono – Integrante. Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282814U5>. 

  • CORREA, Elisa Cristina Delfini

 2017 – Atual – A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DIGITAL NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DE PAÍSES IBERO AMERICANOS: ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Descrição: Pesquisa básica descritiva e exploratória que tem como objetivo identificar as diferentes concepções de competência digital verificadas em artigos dos principais periódicos científicos da área de Ciência da Informação e Biblioteconomia ibero americanos. Quanto aos procedimentos, trata-se de levantamento e pesquisa bibliográfica, utilizando técnica de análise de conteúdo de abordagem qualitativa. O corpus da pesquisa será constituído por uma amostragem dos principais periódicos da área de Ciência da Informação e Biblioteconomia dos países ibero americanos nos quais verifica-se a existência de cursos de graduação em Biblioteconomia, a saber: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Paraguai, Peru, Venezuela, Uruguai, Portugal e Espanha. Como resultados, espera-se identificar objetivos e pré-requisitos para a competência em informação digital para bibliotecários, bem como delinear o perfil necessário para a sua atuação na era digital. Espera-se também que os resultados possam contribuir para o fortalecimento teórico do tema ?competência digital?, ainda incipiente no Brasil, assim como para a prática do bibliotecário, oferecendo diretrizes para uma atuação mais efetiva na atual sociedade digital..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2). Integrantes: Elisa Cristina Delfini Correa – Coordenador / Jéssica D. Glienke – Integrante / Danielle Borges Pereira – Integrante. 2014 – Atual – AS COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA Descrição: Aplicação de metodologias para competência em informação nas disciplinas de Fontes de Informação e Serviço de Referência do curso de graduação em Biblioteconomia FAED/UDESC.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1).Integrantes: Elisa Cristina Delfini Correa – Coordenador / Elaine Rosangela de Oliveira Lucas – Integrante / Viviane Formighieri Muller – Integrante. Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790751H8>. 

  • DUDZIAK, Elisabeth Adriana

2010 – Atual – COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

Descrição: Aprofundar os conhecimentos acerca da information literacy (competência informacional) enquanto processo de mobilização de habilidades, conhecimentos e atitudes relativos ao domínio do universo informacional. Aprendizagem, modelos mentais, níveis de apropriação do conceito, inclusão social e informacional, mediação da informação e competência informacional para bibliotecários são alguns dos tópicos estudados. A mediação nas ações de busca e uso da informação é essencial na construção da competência informacional uma vez que evidencia, além da capacitação técnica, o caráter humanitário da troca, o acolhimento, o significado, a reciprocidade, a transcendência e o princípio do diálogo construtivo. As práticas de mediação possibilitam o desenvolvimento dos seres humanos e facilitam os processos de aprendizado e desenvolvimento. Acrescente-se a apropriação das mídias como veículos informacionais e formativos dos sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Integrantes: Elisabeth Adriana Dudziak – Coordenador.Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771737H4>. 

  • FERES, Glória Georges

2014 – Atual – PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Descrição: Busca-se investigar a forma de gestão com base na criatividade, onde requer organizações mais abertas e integradas, com utilização eficaz do conhecimento a fim de que possam aproveitar as oportunidades criadas pela globalização, multiculturalidade, diversidade e pelas tecnologias inovadoras, que exige estratégia diferenciada, uma vez que o valor das organizações agora é avaliado com olhares sobre o seu dinamismo, sua criatividade e seu empreendedorismo. Dessa maneira, é possível observar que a organização deve ser capaz de preparar esses indivíduos para os desafios da sociedade do conhecimento, desenvolvendo competências exigidas nesse cenário. Em face dessas considerações a pesquisa, busca responder às questões: Qual a situação do tema competência em informação no contexto das organizações contemporâneas? Com quais significados o conceito de competência em informação tem sido incorporado no discurso, nas políticas e nas práticas institucionais dessas organizações em foco? Em que níveis de incorporação e práticas de competência em informação encontram-se as organizações em foco? Além disso, procura-se também contribuir com a melhor compreensão, criação de base teórica e da transposição e validação de modelo que permita a aplicabilidade dos princípios e conceitos de competência em informação, enquanto um tema de interesse que atua transversalmente em articulações com áreas estratégicas de negócios e inovação para a promoção do desenvolvimento social e da construção do conhecimento como vantagem competitiva das organizações contemporâneas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Glória Georges Feres – Coordenador.Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778905Y4>.

  • FIALHO, Janaina Ferreira

2013 – Atual – APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO & LETRAMENTO INFORMACIONAL

Descrição: Grupo de Pesquisa da Faculdade de Ciência da Informação da UnB. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Janaina Ferreira Fialho – Integrante / Kelley Cristine Gasque – Coordenador.Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4107509D2>. 

  • GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias

2009 – Atual – APRENDIZAGEM E LETRAMENTO INFORMACIONAL

Descrição: Objetivo: estudar o letramento informacional como processo de aprendizagem fundamental para aquisição autônoma e crítica do conhecimento. São tópicos de interesse: a formação de professores e bibliotecários; questões de ensino-aprendizagem, psicopedagógicos, curriculares, impactos no desempenho acadêmico, desenvolvimento de materiais de ensino e objetos de aprendizagem; a relação do LI com o ensino a distância; dificuldades de aprendizagem e avaliação no processo de LI; o gerenciamento e monitoração do processo de LI; tomada de decisão. Resumo: Na atual sociedade da aprendizagem, saber significa aprender a buscar e usar a informação para tomar decisões e resolver problemas. Isso requer a aquisição de conteúdos específicos de aprendizagem, ou seja, implementação do processo de LI na educação básica, ensino superior e demais instituições. Como processo relativamente novo ainda há muitos aspectos a serem estudados para que seja possível compreender melhor os impactos do LI em vários contextos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3). Integrantes: Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque – Coordenador / Alexandra Cesar Zinn – Integrante / Murillo de Melo Macedo – Integrante / Leila Alves Medeiros Ribeiro – Integrante / Janaina Ferreira Fialho – Integrante. Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795543Y4>. 

  • MATA, Marta Leandro da

2015 – Atual – ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO VOLTADOS ÀS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Descrição: O oferecimento de programas de competência em informação no ensino superior visa auxiliar na formação dos indivíduos no que se refere aos processos informacionais, desde a identificação de suas necessidades informacionais até seu uso efetivo de maneira ética. No contexto brasileiro, ocorrem poucas iniciativas de competência em informação voltadas para o ensino superior. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral propor analisar os aspectos teóricos e metodológicos para programas de competência me informação voltados para às universidades brasileiras, de modo que contribua para o planejamento, implementação e execução de programas desta natureza. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.  Alunos envolvidos: Graduação: (1). Integrantes: Marta Leandro da Mata – Coordenador.Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130936T4>. 

  • SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares

2014 – Atual INCLUSÃO CIDADÃ: FORMAÇÃO PARA O ACESSO À INFORMAÇÃO E AOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Descrição: O projeto pretende promover a formação de competências digitais, informacionais e de comunicação, a partir de ações multidisciplinares focadas nos processos de inclusão cidadã na sociedade da informação em zonas social e economicamente desfavorecidas. O objetivo é desenvolver um modelo de aplicação teórica das competências de informação digital que possa servir de base para o projeto durante todo o seu desenvolvimento, pois cria um conjunto dos próprios indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar a competência necessária para a aprendizagem para a cidadania em ambientes tecnológicos: competências digitais, as habilidades de informação e comunicação em ambientes virtuais. Esta inclusão de informação e digital dos cidadãos não se refere apenas à alfabetização dos cidadãos no uso das tecnologias, sem que se entre em questões de inclusão no sentido político, ético e axiológico, mas sim para o que alguns autores têm denominado cidadania digital, cibercidadania ou e-cidadania, vinculadas à regulamentação dos direitos humanos e os direitos de cidadania para a sociedade da informação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.  Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (9). Integrantes: Elmira Luzia Melo Soares Simeão – Coordenador / Antonio Lisboa Carvalho de Miranda – Integrante / Aurora Cuevas – Integrante / Mônica Regina Peres – Integrante / Marcia Marques – Integrante / Pablo Boaventura Sales Paixão – Integrante / Acácia Mendonça Rios – Integrante / Ronaldo Nunes Linhares – Integrante / Valéria P Freire – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.Número de orientações: 7 

2011 – Atual – COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA BCE: TEORIA E PRÁTICA PARA A CAPACITAÇÃO DE ALUNOS E MULTIPLICADORES

Descrição: Tendo em vista a concretização do acordo de Cooperação Técnica Internacional da Universidade de Brasília e Universidad Complutense de Madrid, importante instituição européia com destaque na pesquisa na área da Ciência da Informação, foram iniciadas diversas pesquisas. No trabalho de investigação desenvolvido pela Facultad de Ciencias de la Documentación? UCM da Universidad Complutense de Madrid e a Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília tem como objetivo dar apoio à coordenação de projetos de capacitação em Alfabetização Informacional ou Competência em Informação. O projeto visa fortalecer a Biblioteca da Universidade de Brasília como uma instituição independente, capaz de liderar o processo de letramento e inclusão digital. Pode lançar as bases que permitirão o alargamento ou a projeção de experiência para outras universidades. O objetivo geral do projeto é contribuir para a melhoria dos processos de Competência em Informação e inclusão digital nas bibliotecas acadêmicas e trocar experiências e conhecimentos que possam enriquecer a formação do aluno de graduação. O projeto visa promover a aquisição de competências digitais e de informação nos usuários da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Esta instituição acadêmica reúne usuários heterogêneos, mas suas peculiaridades determinam um melhor aproveitamento da tecnologia de informação e comunicação para alunos e professores da UnB, considerando principalmente as características dos cursos e das áreas do conhecimento. O projeto é de Iniciação Científica e propõe o desenvolvimento de um modelo de formação para Competência em Informação, que é adaptável a diferentes tipos de situações no contexto universitário, de modo que a aplicação do modelo possa ser utilizado em diferentes grupos de usuários. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.  Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2). Integrantes: Elmira Luzia Melo Soares Simeão – Coordenador / Emir Suaiden – Integrante / Antonio Lisboa Carvalho de Miranda – Integrante / Fatima Brandão – Integrante. Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773260Y3>. 

  • VITORINO, Elizete Vieira

2016 – Atual – O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NOS INDIVÍDUOS SOB O FOCO DA VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA PROPOSTA VIÁVEL PARA MINIMIZAR A EXCLUSÃO INFORMACIONAL NO BRASIL

Descrição: A experiência na realização de pesquisas sobre o desenvolvimento da competência em informação centradas no profissional da informação e a partir da realidade social destes conduziu para a elaboração desta proposta. Pretende-se reavivar o foco da investigação para a vulnerabilidade informacional?, Temática ainda não discutida na literatura da área da Ciência da Informação. Trata-se da pobreza informacional? E pode levar a consequências sérias para o ser humano e para a sociedade se a competência em informação não for desenvolvida nos indivíduos e grupos possibilitando a autonomia, o empoderamento e a cidadania. Propomos, nesta investigação, realizar uma pesquisa-ação, voltada ao desenvolvimento da competência em informação dos grupos vulneráveis que constituem as chamadas populações vulneráveis e que por sua condição, tornam-se indivíduos excluídos da informação?. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa constitui-se em investigar o desenvolvimento da competência em informação de indivíduos em situação socialmente vulnerável no contexto brasileiro, por meio de ações e metas e da concretização de um projeto-piloto numa comunidade do sul do Brasil. Os resultados iniciais previstos incluem desde o reconhecimento da condição da vulnerabilidade informacional? Como campo de estudo para a Ciência da Informação até a possibilidade concreta de interferir na realidade social. Quanto às aplicações em termos de realidade ampla, poderão se concretizar estudos de indicadores de vulnerabilidade informacional, os quais se converterão em elementos para a definição de políticas públicas de informação voltadas às populações vulneráveis do cenário brasileiro. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (1). Integrantes: Elizete Vieira Vitorino – Coordenador. Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727012E7>. 

 

  • Projetos de desenvolvimento

* DUDZIAK, Elisabeth Adriana

2009 – 2010 COMPETÊNCIAS INFO-MIDIÁTICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Descrição: O objetivo do projeto é propor a criação de um Sistema Educacional – Portal Interativo de Promoção da Competência Info-midiática a estudantes do ensino superior no Brasil, partindo do estabelecimento de indicadores e diagnóstico de lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes, a partir do que será implementada a solução tecnológica integrando além do Portal, servicos educacionais customizados. Além disso, o objetivo teórico é aprofundar os conhecimentos a respeito do desenvolvimento de Competências Informacional e Midiática. Consultoria internacional: Prof. Armando Malheiro da Silva. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Integrantes: Elisabeth Adriana Dudziak – Coordenador / MALHEIRO, Armando – Integrante / Roseli de Deus Lopes – Integrante. Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771737H4>. 

 

  • Projetos de Extensão

*GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias

 2014 – Atual – ESPECIALIZAÇÃO EM LETRAMENTO INFORMACIONAL
Descrição: Curso de especialização de Li por EAD.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque – Integrante / Andrea Pereira dos Santos – Integrante / Suely Henriques de Aquino Gomes – Coordenador / FIALHO, Janaina – Integrante / Fernanda Barros – Integrante. Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795543Y4>.

*SÁ, Nysia Oliveira de

 2015 – Atual – A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE

Descrição: O Projeto é uma ação processual e contínua de extensão universitária de caráter educativo, social, cultural e tecnológico, e tem como objetivo a promoção à competência em informação no acesso e no uso às fontes de informação científicas a partir da compreensão da sua utilização no contexto da iniciação científica. Trata-se de um processo que foca no aprendizado baseado em recursos informacionais, levando ao uso consciente e crítico da informação desde a identificação da necessidade de informação até o uso da informação na produção acadêmica. Para isso serão promovidas atividades que envolvem estratégias de busca, recuperação, avaliação e uso da informação nas tarefas de pesquisa científica. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.  Alunos envolvidos: Graduação: (4).  Integrantes: Nysia Oliveira de Sá – Integrante / Marianna Zattar – Coordenador. Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232477J5>. 

*VITORINO, Elizete Vieira

2018 – Atual – COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DA POPULAÇÃO LGBT+ DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, POR MEIO DAS DIMENSÕES TÉCNICA, ESTÉTICA ÉTICA E POLÍTICA

Descrição: Nesta proposta, busca-se desenvolver a competência em informação da população LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros e demais identidades) da Grande Florianópolis, por meio das dimensões técnica, estética, ética e política. Para concretizar este propósito maior, os objetivos específicos contemplam: identificar as necessidades de informação da população LGBT+ com vínculo na Associação dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH); compilar fontes de informação, com foco nas necessidades de informação da população LGBT+ com vínculo na ADEH; realizar oficinas sobre o uso das fontes de informação selecionadas para a população LGBT+ com vínculo na ADEH, com base nas dimensões técnica, estética ética e política; analisar a competência em informação desenvolvida da população LGBT+ com vínculo na ADEH, com base no modelo de Information Search Process (ISP) de Carol Kuhlthau. A fase de observação será o ponto de partida para a identificação das necessidades de informação, cuja técnica do grupo focal, possibilitará a criação de uma oficina para o desenvolvimento da competência em informação nas dimensões técnica, estética, ética e política. Quanto à viabilidade, a professora proponente deste projeto realiza pesquisas sobre competência em informação desde o ano de 2006, leciona disciplina sobre Competência em Informação na Graduação e na Pós-Graduação, o que possibilita uma compreensão adequada e fornece a condição para ir das teorias às práticas?. O impacto desta proposta é visível: a competência em informação na sociedade é uma realidade, porém não é igualitária. Ser competente em informação implica em ser potencialmente capaz e independente para realizar escolhas simples ou complexas, a partir de necessidades de informação que, se identificadas, podem promover a cidadania e efetivar a sociedade democrática à população LGBT+. Além disso, o acesso e uso da informação são fundamentais na efetivação das liberdades humanas e na contribuição para os vários pilares do desenvolvimento humano, principalmente quanto à emancipação das pessoas (DÜRMAIER, 2009). Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1). Integrantes: Elizete Vieira Vitorino – Coordenador / Guilherme Goulart Righetto – Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina – Bolsa.Número de orientações: 1 Link de acesso disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727012E7>.