Sobre o GPCIn

Missão:

Promover a Competência em Informação, com excelência, por meio de atividades integradas ao ensino, pesquisa e extensão.

 

Visão:

Tornar a Competência em Informação acessível para a sociedade, oferecendo conteúdo acadêmico-científico, oficinas, palestras, e ações humanitárias, comprometendo-se diariamente com a garantia de acesso à informação para todos.

 

Valores:

Ética, compromisso com os direitos humanos, com a propriedade pública e com a informação.

 

História:

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn) foi criado em 2006 por um grupo de pesquisadores vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sob a liderança da Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino desde a sua concepção, o Núcleo está constituído de grupo de pesquisa (também chamado GPCIn) que é certificado pela UFSC e está cadastrado no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (http://lattes.cnpq.br/web/dgp).

Durante sua história, o Núcleo obteve algumas conquistas. A primeira delas aconteceu no ano de 2008, ocasião em que os pesquisadores do GPCIn obtiveram aprovação em um projeto submetido ao CNPq (Processo 400590/2008-5), que resultou em apoio financeiro para a pesquisa de campo que se tornaria nos anos seguintes, o subsídio para novas pesquisas, orientações de bolsistas de iniciação científica, de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e de pós-graduação em nível de mestrado e de doutorado.

No ano de 2008, uma disciplina optativa, ainda sem um nome próprio, mas vinculada à disciplina de Fundamentos da Ciência da Informação foi criada pela líder do GPCIn – em cooperação com um membro do Núcleo e que foi ofertada no curso de Biblioteconomia da UFSC. Essa disciplina naquele momento não teve continuidade, mas se tornou na semente que traria de volta a temática no ano de 2013, agora a disciplina reaparece ainda optativa, mas com nome próprio: CIN 5054 – Competência Informacional e vem sendo lecionada até os dias de hoje, semestralmente. No ano de 2015 a referida disciplina se tornaria obrigatória do Núcleo Comum dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Biblioteconomia, cuja primeira oferta sob este enfoque será no segundo semestre do ano de 2016.

Também em 2008, a líder do GPCIn criou uma disciplina envolvendo a mesma temática em nível de pós-graduação. A disciplina PCI 3304 – Tópicos Especiais – Competência em Informação é lecionada até hoje nos cursos de mestrado e de doutorado em no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC e recebe alunos de diversas áreas do conhecimento, com uma procura crescente a cada oferta, corroborando para os esforços de consolidação da temática e do Núcleo na UFSC e na comunidade científica.

Outro grande passo para o fortalecimento do Núcleo na comunidade acadêmica aconteceu quando o GPCIn passou a participar das semanas de ensino, pesquisa e extensão da UFSC (SEPEX/UFSC).

As participações já aconteceram em três edições do evento: 2011, 2012 e 2014. Nesse evento, os membros do núcleo, em conjunto com alunos das disciplinas lecionadas pela líder, desenvolvem atividades que objetivam clarificar a população sobre a importância do desenvolvimento da competência em informação.

Outra atividade também desenvolvida pelo Núcleo é o Grupo de Discussão sobre competência em informação, cujas reuniões acontecem no Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC, Florianópolis. Os integrantes do Grupos de Discussão colaboram para o desenvolvimento de reflexões envolvendo a temática e contam com a participação de professores e pesquisadores da área de Biblioteconomia de universidades de Florianópolis e região, de alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de demais profissionais da informação e interessados na temática. Novos membros são sempre bem-vindos.

Hoje o GPCIn é um Núcleo consolidado na área da competência em informação e que contribui para a temática por meio de publicações científicas, atividades de conscientização e grupos de reflexão: dispõe de uma página institucionalizada no portal da UFSC (http://gpcin.paginas.ufsc.br/); está presente nas redes sociais (https://www.facebook.com/groups/gpcin/).

Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre a nossa trajetória, consulte a publicação que está disponível no link <https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1541/1542>.

Fonte consultada:

ORDOVÁS, Gleide Bitencourte José; VITORINO, Elizete Vieira; LUCCA, Djuli Machado De; ORELO, Eliane Rodrigues Mota. Núcleo de estudos e pesquisas em competência informacional (GPCIn): contexto e atividades. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, XXV, 2013. Anais… Florianópolis, Editora da FEBAB, 2013.Disponível em: <https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1541/1542>. Acesso em: 03 jun. 2016.