Midiático (podcasts, vídeos online, reportagens, etc)

1. Podcast sobre o Covid-19;

2. Podcast da Nature sobre Covid-19;

3. Podcast Xadrez Verbal: especial Covid-19 – O Podcast Xadrez Verbal é um Podcast da área de Política internacional. No entanto, no cenário da Pandemia, há episódios semanais dedicados exclusivamente à discussão e atualização sobre a pandemia COVID-19, com a participação especial do biólogo e virologista Atila Iamarino. O Podcast traz uma perspectiva diferente ao noticiário internacional.

4. Novo Coronavírus – O primeiro episódio do “Ciência para seus ouvidos” é sobre o novo coronavírus, que foi descoberto no final do ano passado, na China, e hoje já está presente em mais de 80 países, inclusive aqui no Brasil. O episódio foi dividido em dois momentos: um para falar do vírus e suas características biológicas, com a professora Rosane Schenkel de Aquino; e outro para falar da doença e suas implicações, com o médico infectologista Fábio Gaudenzi. O “Ciência para seus ouvidos” é uma produção da Diretoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina.

5. Explicando a pandemia – Alimentação e Nutrição – Neste episódio do Ciência para seus ouvidos vamos seguir explicando a pandemia e a ciência por trás desse problema. O assunto de hoje é a alimentação e a nutrição. Como manter uma alimentação segura neste momento de preocupação? O que pode ajudar a manter o corpo saudável e a combater possíveis complicações? E a ansiedade, pode atrapalhar a alimentação? O “Ciência para seus ouvidos” é uma produção da Diretoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina.

6. Pandemias na história: consequências e transformações – Ao longo da história da humanidade diversas pandemias acometeram o planeta. Desde a Praga de Justiniano, por volta dos anos 500 d.c., passando pela Peste Negra, Peste Bubônica, Gripe Espanhola e outras doenças que causaram milhões de mortes em centenas de países. Todas elas levaram, além de mortes e pânico, a grandes descobertas, avanços na medicina e no trato sanitário e deixaram legados que são importantes até hoje. Para conversar com a gente sobre as pandemias ao longo da história, suas consequências, curiosidade e, especialmente, o que podemos aprender como essa pandemia do coronavírus, recebemos no Ciência para Seus Ouvidos os professores Orlando de Miranda Filho (historiador) e Rodrigo da Costa Lima (sociólogo). O “Ciência para seus ouvidos” é uma produção da Diretoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina.

7. Covid-19 e o Impacto na Transformação Digital – O período de isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus trouxe novas realidades para as pessoas. Seja na relação com o familiares e amigos, até na hora do trabalho e na forma como estamos consumindo produtos e serviços, os meios digitais mediados pela internet estão tomando conta quase que 100% do tempo. Se por um lado o período foi forçado em razão da pandemia, por outro ele serviu para mostrar que essas transformações já estavam em curso e que podem sim vir a fazer parte da vida cotidiana após o isolamento social. Aquelas reuniões de trabalho que duravam horas agora são videoconferências de 40 minutos. O expediente que demandava duas horas de transporte todo dia esta sendo feito de casa. A empresa que pagava aluguel do espaço está vendo que sai mais barato reduzir a presença física e aumentar a virtual. Tudo isso faz parte da transformação digital. Mas quais os impactos dessa transformação, em especial no mundo do trabalho e na educação? Para bater um papo com a gente sobre esse assunto, conversamos com o professor do Cerfead do IFSC Luís Henrique Lindner e com a psicóloga Bruna Rizzieri.