Defesas de Dissertação e Tese – 2019/1 a 2019/2

06/09/2019 14:52

No período que compreende os meses de fevereiro a agosto de 2019, aconteceram três defesas de membros do grupo GPCin, ocorridas nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio do vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC a partir dos seus cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado.

Em 11 de fevereiro de 2019, às 10:00h, aconteceu a defesa de dissertação de mestrado de Tânia Regina de Brito, que desenvolveu o trabalho intitulado “As dimensões da competência em informação no projeto Luces para Aprender da organização de estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura (OEI) na perspectiva da vulnerabilidade social”, sob a orientação da Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino. A recém mestre buscou compreender a presença da competência em informação e a configuração de suas dimensões técnica, estética, ética e política nas ações e nos projetos promovidos pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em especial, no projeto intitulado Luces para Aprender (LPA) que leva energia elétrica e internet a escolas de regiões distantes da IberoAmérica, identificando-as como agentes facilitadores para a promoção
da educação e aprendizagem ao longo da vida dos grupos sociais menos favorecidos dessas regiões. A banca foi composta por: Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino (orientadora – UFSC); Profa. Dra. Eva Cristina Leite da Silva (UFSC); Profa. Dra. Isa Maria Freire (UFPB). Segue abaixo um registro fotográfico da defesa.

Na foto, da esquerda para a direita: Profa. Dra. Eva Cristina Leite da Silva; Me. Tânia Regina de Brito; Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino; Profa. Dra. Isa Maria Freire (via videoconferência). Clique na foto para visualizá-la em tamanho ampliado.

Em 14 de junho de 2019, às 10:00h, aconteceu a defesa de tese de doutorado de Djuli Machado de Lucca, que desenvolveu o trabalho intitulado “Princípios para o desenvolvimento da competência em informação do idoso sob o foco da dimensão política” sob a orientação da Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino. A recém doutora buscou compreender as manifestações da dimensão política da competência em informação de idosos para a criação de princípios que possam servir de subsídio para iniciativas práticas nesse âmbito. A banca foi composta por: Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino (orientadora – UFSC); Profa. Dra. Elisa Cristina Delfini Correa (UDESC); Prof. Dr. Arthur Coelho Bezerra (IBICT); e Prof. Dr. Enrique Muriel-Torrado (UFSC). Segue abaixo um registro fotográfico da defesa.

Na foto, da esquerda para a direita: Prof. Dr. Enrique Muriel-Torrado; Profa. Dra. Elisa Cristina Delfini Correa (UDESC); Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino; Dra. Djuli Machado de Lucca; Prof. Dr. Arthur Coelho Bezerra. Clique na foto para visualizá-la em tamanho ampliado.

Em 30 de agosto de 2019, às 09:00h, aconteceu a defesa de dissertação de mestrado de Marcela Reinhardt de Souza, que desenvolveu o trabalho intitulado “Competência em informação e ansiedade de informação: conexões possíveis”, sob a orientação da Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino. A recém mestre buscou, em seu trabalho, analisar as convergências existentes entre a competência em informação e a ansiedade de informação. A banca foi composta por: Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino (orientadora – UFSC); Profa. Dra. Marli Dias de Souza Pinto (UFSC) e Adriana Rosecler Alcará Engelmann (UEL). Segue abaixo um registro fotográfico da defesa.

Na foto, da esquerda para a direita: Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino; Me. Marcela Reinhardt de Souza; Profa. Dra. Marli Dias de Souza Pinto e Profa. Dra. Adriana Rosecler Alcará Engelmann (via videoconferência). Clique na foto para visualizá-la em tamanho ampliado.

Desejamos sucesso para as novas mestres e para a nova doutora do Grupo GPCIn.