I SEICIn e III SEPCIn – Programação Final

18/10/2019 20:18

I SEICIn – 1º Seminário Internacional de Competência em Informação (I SEICIn) e III SEPCIn – 3º Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina (III SEPCIn), dia 25/10/2019. Apoio:

Este evento contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) – Edital de Chamada Pública FAPESC N. 01/2019 PROEVENTOS 2019/2020 Fase 2

Tema: “Passado, presente e perspectivas futuras para o desenvolvimento da Competência em Informação em nível internacional”

A transmissão do evento será postada nas mídias sociais do PGCIn em breve

Local:  Hotel Canto da Ilha. Site: https://www.cantodailha.com.br/

Endereço: Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 – Ponta das Canas, 88056-000, Florianópolis/SC

Sala: Mata Atlântica

Programação final:

8h – Credenciamento

9:00 – Mesa de Abertura

Representante da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação  (ANCIB):

Dr. Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Presidente

Representante do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT):

Dr. Arthur Coelho Bezerra

Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCTIC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ).

Representante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC):

Dr. Edgar Bisset Alvarez, Vice-Coordenador do PGCIN

Representante da Coordenação do evento/comissão organizadora:

Pós-doutora em Ciência da Informação, Universidade do Porto, Portugal
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN)
Centro de Ciências da Educação (CED)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Florianópolis – Brasil

09:30-10:00 –  Cenário dos grupos de pesquisa brasileiros sobre competência em informação

Pós-doutora em Ciência da Informação, Universidade do Porto, Portugal

10:00 – Intervalo

10:30-12:00 – Abertura Oficial do I Seminário Internacional de Pesquisas de Competência em Informação (I SEICIn) com a Conferência internacional “Competencia en información en tiempos de cambios”

Prof. Dr. Jesús Lau, Universidad Veracruzana, Veracruz, México

Abertura para perguntas

12:00-13:45 Intervalo para almoço

14:00-15:00 Mesa redonda “Passado, presente e perspectivas futuras para o desenvolvimento da Competência em Informação”

Dra. Isa Maria Freire, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenadora da mesa, representando a Dra. Regina Célia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Dra. Elizete Vieira Vitorino – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC):

Pioneiras da competência em informação no Brasil, Competência em Informação em Santa Catarina – produção da UFSC e Dimensões da Competência em Informação (técnica, estética, ética e política)

Doutoranda Daniela Spudeit – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC):

Competência em Informação em Santa Catarina – produção da UDESC

15:00 – Lançamento de livros:

Livro “Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação” (impresso)

Elizete Vieira Vitorino e Daniela Piantola

Editora da UFSC

E-Book: “Pesquisas e Práticas de Competência em Informação” (disponível somente on-line)

Elisa Delfini Correa, Daniela Spudeit e Elizete Vieira Vitorino (organizadoras)

Editora Rocha com selo Nyota

15:15-15:45 Distribuição de brindes fornecidos por editoras e patrocinadores/ apoiadores

15:45-16:00 Premiação:

Criação do prêmio e entrega a placa alusiva à premiação alusiva aos pioneiros da competência em informação no Brasil. A comissão organizadora criou o “Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação” para homenagear importantes pesquisadores e profissionais que se dedicam aos estudos e práticas voltados à competência em informação no Brasil. A primeira personalidade que recebeu o prêmio foi Regina Célia Baptista Belluzzo.

16:00 Coffee break

16:30-17:20 – Apresentação de pesquisas de pós-graduação

16:30 – “Princípios para o Desenvolvimento da Competência em Informação do Idoso sob o foco da Dimensão Política” – Djuli Machado De Lucca (UFSC/UNIR)

16:45 – “As dimensões da competência em informação no Projeto Luces para Aprender da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura na perspectiva da vulnerabilidade social” – Tânia Regina de Brito (UFMS/UFSC/UNESP)