Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Competência em Informação

08/11/2019 19:44

A competência em informação é um instrumento primordial para alcançarmos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses objetivos, que estão elencados na Agenda 2030 da ONU, são um plano da Organização das Nações Unidas (ONU) para diminuir a pobreza, proteger o planeta e assegurar o bem-estar, a paz e a prosperidade dos cidadãos.

Membros do GPCIn e demais alunos de graduação e pós-graduação do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina realizaram, em outubro, uma atividade que resultou na idealização de ações práticas em prol do desenvolvimento da competência em informação que visam atender a cada um dos ODS, a saber: 1. Erradicação da pobreza; 2. Fome zero e agricultura sustentável; 3. Saúde e bem-estar; 4. Educação de qualidade; 5. Igualdade de gênero; 6. Água limpa e saneamento; 7. Energia limpa e acessível; 8. Trabalho de decente e crescimento econômico; 9. Inovação infraestrutura; 10. Redução das desigualdades; 11. Cidades e comunidades sustentáveis; 12. Consumo e produção responsáveis; 13. Ação contra a mudança global do clima; 14. Vida na água; 15. Vida terrestre; 16. Paz, justiça e instituições eficazes; 17. Parcerias e meios de implementação.

O conjunto de ações resultou num banner que foi exposto no evento I SEICIn  – Seminário Internacional de Competência em Informação e III SEPCIn – Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina. Você pode consultar clicando na imagem abaixo.