IV SEPCIn – Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina
O IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina (IV SEPCIn) será realizado neste ano no dia em que se comemora o Dia Internacional da Alfabetização, 08 de setembro.
Desde 1967, a UNESCO celebra esta data para lembrar o mundo sobre a importância da alfabetização como uma questão de dignidade e direitos humanos e apesar dos progressos feitos ao longo dos anos, cerca de 773 milhões de adultos em todo o mundo ainda não dominam a escrita e leitura (UNESCO, 2020). Neste contexto e sob um cenário de pandemia de COVID-19, nada mais oportuno do que tratar de vulnerabilidade, de desinformação e de uma nova Era.
O tema do evento para este ano será A Competência em Informação e Perspectivas para uma Nova Era.
A competência em informação, desde seu surgimento na década de 1970, nos Estados Unidos, foi disseminada pelo mundo, chegando ao Brasil nos anos 2000. Ganhou debates, novos olhares, novas contribuições, novas perspectivas. Seu campo se expandiu e, continua apresentando novas visões particulares que, em conjunto, nos agraciam com possibilidades ricas de crescimento e (re)construções.
Em tempos onde a pós-verdade e desinformação ganham espaço e escurecem a Sociedade da Informação, o aprendizado ao longo da vida, materializado pela competência em informação, pode iluminar para uma “Era” de desenvolvimento e liberdade, bem como os novos desafios postos para realização dos ODS da Agenda 2030, a competência em informação tem papel fundamental para contribuir com esses novos desafios.
Nesse sentido, o que podemos esperar da competência em informação pelos próximos dez anos? Quais novos olhares fomentarão as pesquisas e as práticas sobre a Competência em Informação? É sobre esta nova era e é sobre estes desafios para a Competência em Informação que este IV Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina (IV SEPCIn) se interessa. Realizado nesta ano de 2021 de modo remoto, terá como sub temas:
- Agenda 2030 os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
- Vulnerabilidade Social
- Vulnerabilidade em Informação e Pandemia de COVID 19
- Programa de Desenvolvimento da Competência em Informação – PDCIn
- Interdisciplinaridade
- Novas perspectivas à dimensão técnica
- Ansiedade de Informação
- Infodemia e desinformação
Conheça a programação preliminar do evento:
Data do evento: 08/09/2021 – Coincidindo com Dia Internacional da Alfabetização
Duração do evento
carga horária: 8h
O evento será transmitido pelo Canal do GPCIn no YouTube. Acesse aqui!
PROGRAMAÇÃO
13h00 às 13h15 – Abertura do evento
13h30 às 14h30 – Palestra de abertura “Competência em informação no apoio ao desenvolvimento humano” com a Profa. Adriana Rosecler Alcará (mediação professora Elizete Vieira Vitorino)
14h30 às 15h00 – Debate
15h00 às 15h15 – Lançamento do livro “As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política”, organizado por Elizete Vieira Vitorino e Djuli Machado De Lucca (mediação Marcela Reinhardt)
15h15 às 15h30 – Lançamento do livro “Perspectivas em Competência em Informação”, organizado por Regina Belluzzo e Marta Valentim (mediação Marcela Reinhardt)
15h30 às 16h10 – Apresentação das pesquisas em andamento do GPCIN – Willian Toneli, Eliane Mota Orelo, Orlando Castro, Daniela Spudeit, Angélica Coimbra, Guilherme Righetto e Eliane Pellegrini. (mediação professora Elizete Vieira Vitorino)
16h10 às 16h30 – Apresentação sobre PDCIN na Biblioteca Pública de Santa Catarina: grupos vulneráveis e Competência em Informação – Profa. Elizete Vieira Vitorino (UFSC)
16h30 às 16h50 – Práticas de combate a desinformação na BU/UFSC – Leonardo Rippol (UFSC)
16h50 às 17h10 – Ansiedade de informação e sobrecarga informacional – Marcela Reinhardt (UDESC)
17h10 às 17h30 – Debate (Mediação André Luiz Avelino da Silva)
17h30 às 18h10 – INTERVALO
18h10 às 18h30 – Lançamento do livro “Competência em informação e o cenário das pesquisas e práticas no Brasil: um olhar para o futuro e para a internacionalização” organizado por Daniela Spudeit e Elizete Vieira Vitorino (mediação Eliane Pellegrini).
18h30 às 18h45 – Lançamento do livro “Atuação de profissionais da informação em época de pandemia” organizado por Daniela Spudeit e Claudia Souza (mediação Patrícia Takaki Neves)
18h45 às 19h05 – Competência em informação e sobrecarga informacional em estudantes de cursos pré-vestibulares populares – Dilva Páscoa de Marco Fazzioni (UFSC)
19h05 às 19h25 – Competência em informação e LGBTQI+ – Guilherme Righetto (UFSC)
19h25 às 19h45 – Competência em informação para idosos – Djuli De Lucca (UNIR)
19h45 às 20h05 – Tenda literária em Imbituba/SC: relato de boas práticas de acessibilidade alinhados aos objetivos da Agenda 2030 da ONU – Glaucia Maindra (Biblioteca Pública de Imbituba/SC)
20h05 às 20h25 – Práticas de leitura e pesquisa escolar com foco na agenda 2030 da ONU – Lilieudi Azevedo (Biblioteca Escolar do CAIC, Palhoça, SC).
20h25 às 20h40 – Debate (mediação Eliane Orelo)
20h40 às 21h10 – Prêmio Regina Belluzzo de Competência em Informação (mediação Wilian Toneli)
21h10 às 21h30 – Lançamento do livro “Competência em Informação no Brasil: dimensão técnica e perspectivas interdisciplinares”, organizado pela professora Elizete Vieira Vitorino (mediação Patrícia Takaki Neves). OBS: A apresentação será feita pela organizadora.
21h30 às 22h00 – Mesa de encerramento
A Comissão organizadora do evento é formada por:
- Wilian Toneli (Coordenador)
- Orlando Castro (Vice coordenador)
- Angélica Coimbra
- Elizete Vieira Vitorino
- Eliane Pellegrini
- Eliane Rodrigues Mota Orelo
- Daniela Spudeit
- Andre Luiz Avelino da Silva
- Fernanda Silva Damasceno
- Jhonata de França Scarabelot
- Djuli Machado De Lucca
- Marcela Reinhardt de Souza
- Yuri Dutra Martins