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23/09/2014 17:47

Lançamento do Livro “Multiculturalismo em Ciência da Informação: Percepções e ações dos profissionais da informação em bibliotecas escolares”

Livro lançado no dia 20 de novembro de 2014, no CIC – Centro Integrado de Cultura. Da autora Miriam C. C. M. Matos

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CANCELADA A REUNIÃO DO GRUPO DE DISCUSSÃO DO DIA 05/12.

Em virtude da sobreposição de compromissos, não foi possível articular os textos com as anotações, a fim de produzir a 1a. versão do Ensaio 2 do Grupo. Assim, fica CANCELADA a reunião de amanhã, 05/12.

Peço que para aqueles e aquelas que participam do grupo e que ainda não enviaram suas contribuições que o façam o com brevidade, para auxiliar nesse trabalho de produção coletiva.

Um abraço,

Obrigada,

Profa. Elizete Vieira Vitorino

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Processo Seletivo Simplificado Edital nº 306/DDP/2014 do CIN – 1 vaga – 40 horas semanais

Inscrições de 24/11/2014  a 28/11/2014horário de inscrição: das 08:00 às 11:30 horas e  das 14:00 às 17:30 horas.

Local: Secretaria do Departamento de Ciência da Informação, Sala 106, Bl. “B” do Centro de Ciências da Educação (CED).

Para informações, acesse o http://segesp.ufsc.br/files/2014/11/Edital-Site-306-2014-DDP.pdf

Para acessar o formulário acesse: http://cin.ced.ufsc.br/files/2014/06/Form-CAC-SCT-FichaInscricaoSubstituto-v01.pdf

 

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Competência Informacional e Bibliotecário 
 Elizete Vieira Vitorino*
 Você já ouviu falar ou exercitou a Competência Informacional? Ser competente em informação significa exercitar um processo contínuo pelo qual o indivíduo adquire habilidades, comportamentos e atitudes em reconhecer uma necessidade de informação, em identificar a fonte adequada e, além disso, avaliar e usar a informação de maneira eficiente e eficaz e igualmente ética, de modo a proporcionar um aprendizado ao longo da vida. Há profissionais no mercado chamados de Profissionais da Informação, ou seja, profissionais habilitados que fazem uso intensivo da informação. O Bibliotecário – profissão com mais de sessenta anos de reconhecimento profissional – é a estrela do momento. O Bibliotecário é imprescindível em escolas, em universidades, em empresas, em organizações não governamentais, em bibliotecas públicas municipais e estaduais e em muitos outros espaços tradicionais e emergentes. Tratando especificamente de bibliotecas escolares, cabe ao Bibliotecário, em parceria com o Professor, promover um ambiente favorável que oportunize a Competência Informacional nos alunos. Cabe ao Bibliotecário por meio de formação continuada, zelar por sua própria Competência Informacional, de modo a se desenvolver e a promover o acesso pleno aos dados disponíveis em bibliotecas e por meio de outros recursos informacionais – inclusive via Internet – e a participar na produção de novos conhecimentos. Somente assim, com profissionais habilitados e com reconhecido mérito na sociedade, com parcerias entre Professores e Bibliotecários e com uma educação voltada à Competência Informacional a cidadania será alcançada – na perspectiva ética, técnica, política e estética do termo. Pessoas Competentes em Informação têm melhores condições de tomar decisões relativas à responsabilidade social, à sustentabilidade, e, principalmente à condução de sua própria vida para alcançar um mundo com mais oportunidades para todos. Que tal iniciarmos um movimento em prol dessa meta-competência?
 
*Dra. Elizete Vieira Vitorino é Bibliotecária, Professora do Curso de Graduação em Biblioteconomia (nota 4 na última avaliação do Guia do Estudante – 2014) e Pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde o ano de 2006 coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas  em Competência Informacional (GPCIn) e criou e leciona duas disciplinas em nível de graduação e de pós-graduação, ambas sobre a temática Competência Informacional.

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Competência Informacional: você já ouviu falar nisso?

 Elizete Vieira Vitorino*
 Trata-se de um movimento, uma disciplina ou um processo? Nós somos partidários da ideia de que a Competência Informacional (do inglês Information Literacy) é um processo que se desenvolve a partir de uma necessidade informacional e que é apropriada à chamada “sociedade da informação”. Basta uma busca rápida na Internet para perceber que o termo não é uma “moda” como alguns anunciavam. A preocupação com a temática iniciou-se na década de 1970 nos Estados Unidos e espalhou-se pelo mundo. Vinculada inicialmente ao acesso às bases de dados da época, transformou-se e ganhou status de promovedora da transformação social, do empoderamento, da cidadania, da autonomia e da liberdade. Tal como um processo, pode e deve ser ensinada: professores e profissionais da informação – principalmente Bibliotecários – são os agentes da Competência Informacional. Os conteúdos sobre a temática podem ser inseridos nas unidades curriculares já existentes ou em disciplinas próprias, tanto no ensino fundamental, como no ensino médio, na educação superior e na formação continuada de jovens, adultos e idosos e dos mais diversificados públicos. Nunca é tarde para ser competente em informação: trata-se de desenvolver habilidades, conhecimentos, comportamentos, valores e atitudes no ambiente informacional, o que inclui a capacidade de definir uma necessidade de informação, saber identificar e utilizar fontes e recursos informacionais, avaliar fontes e aprender com os conteúdos, além de saber comunicar o que aprendeu e compartilhar o aprendido com o outro (ajudar alguém com o conhecimento adquirido). Achou difícil? Não! É possível aprender e desenvolver-se nessa meta-competência: a oferta de mini-cursos, oficinas e formação continuada deve preconizar as dimensões técnica (saber fazer), estética (sensibilidade e criatividade nas situações informacionais), ética (valores e questões legais que envolvem o uso de dados) e política (o coletivo, o outro). Esse processo pode e deve ser vivenciado por diferentes grupos, pois a capacidade de construir conhecimento por intermédio de um processo significativo e mediado por Bibliotecários e Professores, favorece a aprendizagem ao longo da vida, de modo que o indivíduo pode “funcionar” bem na sociedade, com a devida autonomia. O senso crítico e a reflexão sobre o conteúdo da informação são essenciais nesse processo de aprendizagem. A pergunta que não quer calar: achou difícil? Não… há um ditado que diz: coçar e comer é só começar, desenvolver a Competência Informacional, também!
*Dra. Elizete Vieira Vitorino é Bibliotecária, Professora do Curso de Graduação em Biblioteconomia (nota 4 na última avaliação do Guia do Estudante – 2014) e Pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde o ano de 2006 coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas  em Competência Informacional (GPCIn) e criou e leciona duas disciplinas em nível de graduação e de pós-graduação, ambas sobre a temática Competência Informacional.

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IBICT e UnB apresentam modelo de Competência em Informação

Durante o Seminário Políticas de Informação, realizado no último dia 4 de setembro pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade de Brasília (UnB), foi apresentado o Modelo Integrado para Promoção de Competências em Informação. O modelo é uma ação da UnB, em parceria com o IBICT, e tem a colaboração da Universidad Complutense de Madrid (Espanha). O projeto consiste em unir as universidades e os institutos de pesquisa, propondo avanços nos cursos de graduação nas áreas de conhecimento que estejam voltadas às questões de competência informacional.  Emir Suaiden, diretor da Biblioteca Central da UnB, revelou que grande parte dos alunos de graduação das universidades não sabe utilizar as tecnologias, os portais, os livros e revistas eletrônicas e bancos de dados. “Com essa constatação, decidimos definir um modelo que possa ser utilizado pelas universidades do Brasil. O trabalho surgiu por meio de um acordo internacional, que permitiu contar com o apoio e a experiência da Universidad Complutense de Madrid”, explicou Suaiden.

Elmira Simeão, diretora da Faculdade de Ciências da Informação da UnB, disse que o modelo está sendo implantado e que para a primeira etapa já foram selecionados 200 alunos da UnB. “Estamos trabalhando com esses graduandos vários assuntos que permeiam o tema competência informacional, entre eles a habilidade de pesquisa, preservação digital e comunicação científica. O grande objetivo é valorizar o acesso à informação”, destacou a diretora da faculdade.
Entre os convidados do seminário estavam as professoras da Universidad Complutense de Madrid, Aurora Cuevas-Cerveró e María Teresa Fernández-Bajón, que participaram do modelo integrado desde a sua concepção. “O modelo é fruto das pesquisas do grupo de competência da informação, do qual as instituições aqui presentes fazem parte, e tem uma fundamentação e um trabalho teórico bastante significativo. A UnB tem a oportunidade de ser pioneira no Brasil com essa iniciativa e é bastante importante que haja um estudo para verificarmos o impacto e o resultado desse projeto, para que posteriormente possa ser levado, com o auxílio do IBICT, para outras universidades”, observou a professora Aurora Cuevas-Cerveró.
A diretora do IBICT Cecília Leite Oliveira enalteceu a parceria do Instituto com a UnB e a Universidad Complutense de Madrid. “O Modelo Integrado é um dos projetos que temos com essas instituições. É gratificante saber que estamos desenvolvendo um projeto piloto, que irá auxiliar o ensino e a pesquisa, promovendo competências informacionais e digitais para usuários e multiplicadores”, afirmou ela.

Victor Almeida
Núcleo de Comunicação Social do IBICT
Data da Notícia: 08/09/2014 11:00
 Para mais informações acesse: http://www.ibict.br/sala-de-imprensa/noticias/ibict-e-unb-apresentam-modelo-de-competencia-em-informacao

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Sepex – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

Foi publicada a lista de estandes homologados para a 13ª SEPEX;
E o Núcleo GPCIn estará presente com seu estande, prepare-se para participar.
Para conferir, acesse: http://sepex.ufsc.br/estandes/ 
 
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MoodleMoot Brasil – 8ª Edição
9 e 10 de outubro de 2014
Florianópolis, Santa Catarina
UFSC
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INSCRIÇÕES GRATUITAS ABERTAS
300 VAGAS
 
Venha participar da 8ª Edição do Moodle Moot na Universidade Federal de Santa Catarina nos dias 09 e 10 de outubro de 2014. É a primeira edição do Moodle Moot fora de São Paulo organizado pela comunidade Moodle Brasil.
O tema central desse evento é explorar o Moodle 2.7. O objetivo é reunir profissionais da área de EAD e usuários que lidam com o ambiente Moodle no dia a dia para compartilhar conhecimento e experiência.
Não perca a oportunidade de participar de palestras e mesas redondas. As palestras serão focadas em diversas temáticas que visam explorar as novidades da versão 2.7 na área técnica e pedagógica. As mesas redondas terão como foco debate com a plateia. Será um espaço em que os participantes levantam questões ou situações problemas que vem enfrentando relativo ao uso da Plataforma Moodle. Os comentaritas nas mesa farão uma apreciação do problema e apontarão soluções alternativas. A plateia também será convidada a dar sugestões sobre situações problemas apresentadas.
 
Após fazer o cadastro no site, você deve acessar o link “Inscrições” para garantir sua vaga..

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Plataforma de Periódicos – IFTM

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), divulga a abertura das submissões de artigos para publicação na Revista Inova Ciência e Tecnologia e convida a todos os pesquisadores a preparar e submeter seus manuscritos.
 A Revista Inova Ciência e Tecnologia / Innovative Science and Technology Journal – RICT / ISTJ é um periódico de divulgação científica publicado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Uberaba, MG, Brasil, e tem o objetivo de publicar artigos originais e inéditos, elaborados em Português e Inglês, nas áreas de Agronomia, Zootecnia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência da Computação e em Educação.
 Os trabalhos submetidos à publicação somente poderão ser enviados pelo site http://revistas.iftm.edu.br e nas seguintes formas: artigos ou notas científicas/técnicas e revisões de literatura sobre tema específico e a convite do editor.
Para se cadastrar no sistema acesse: http://revistas.iftm.edu.br/index.php/inova/user/register
As orientações para preparo do manuscrito e formatações poderão ser acessadas clicando em sobre > diretrizes para autores ou no link abaixo:
 http://revistas.iftm.edu.br/index.php/inova/about/submissions#authorGuidelines

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Plano Estadual de Educação/SC

A Secretaria do Estado da Educação disponibiliza a sociedade catarinense, por meio do Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina – FEE/SC, a versão preliminar do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina, para o decênio 2015 a 2024. Este documentoem construção, tem suas metas e estratégias alinhadas ao Plano Nacional de Educação, e, em articulação com os entes federados, propõe consolidar o Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina e busca expressar o compromisso político de Estado que transcende governos e promove mudanças nas políticas educacionais.
O documento está disponível na íntegra no Menu “Referência” do Portal da Educação da Secretaria de Estado da Educação. 
O quadro para registro das proposições e sugestões está disponível no site da PROGRAD. As proposições deverão ser enviadas para o email peesc.prograd@contato.ufsc.br até o dia 30 de setembro de 2014.
No dia 01/10/2014, às 14h, realizaremos uma audiência entre a comunidade acadêmica para consolidar as propostas da UFSC ao PEE/SC 2015-2024.
Local: Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria.
 

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“Não creio que esse modelo de regulamentação da profissão de bibliotecário beneficia a categoria”

Francisco das Chagas de Souza

Rodolfo-Targino-Francisco-das-Chagas-de-Souza

Em entrevista a Revista Biblioo cultura informacional o Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina,  Francisco das Chagas, conversou com a equipe a respeito do atual modelo de organização profissional de Biblioteconomia e da proposta de uma nova legislação para a profissão de bibliotecário. Entre outras coisas falou sobre a Lei da Biblioteca Escolar (12.244/2010) e das dificuldades para a criação de bibliotecas públicas em Florianópolis.
Segue o link para a entrevista completa: 
http://biblioo.info/francisco-das-chagas-de-souza/

 

 

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RECEPÇÃO DOS ALUNOS DOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE BIBLIOTECONOMIA 2014.2

DIA: 21 de agosto de 2014(Quinta- feira)
HORÁRIO:  18h30m
LOCAL:   AUDITÓRIO   HEITOR  FONTES CCE/UFSC
Roteiro:
* 18H30M – DIREÇÃO DO CED
*18h45min / 19h20min – SOCIALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E ACADÊMICA NA BIBLIOTECONOMIA  – JOANA CARLA DE SOUZA MATTA FELICIO (Graduada em Biblioteconomia e mestre em Ciência da Informação pela (UFSC).  Bibliotecário no Serviço de Coleções Especiais, na Biblioteca Universitária/UFSC. Possui experiência na prestação de serviços bibliotecários, trabalhando diretamente no atendimento e capacitação dos usuários no uso dos recursos informacionais).
*19h30min / 20h5m – VIVÊNCIA NA ÁREA DA BIBLIOTECONOMIA  – TATIANA ROSSI (Bibliotecária. Coordenadora da Biblioteca Setorial do CCA da UFSC. Mestre em Ciência da Informação pelo PGCIN/UFSC. Atuante na área de Ciência da Informação com ênfase em Gestão de competências, Serviços de informação, Inteligência organizacional).
 *20h10min / 21h45 min –  PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: PERFIS E TENDÊNCIAS  – PROF.  ENRIQUE-MURIEL TORRADO (Pós Doutorando em Ciência da Informação na PGCIN/UFSC, Doutor em Informação Científica pela Universidade de Granada,  Mestre em Documentação Científica e Mestre em Documentação Digital. Possui experiência em Vigilância Tecnológica e Inteligência Competitiva na empresa privada).
 Contamos com a presença de todos!

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Convite para a abertura do American Shelf Maya Angelou no Colégio Bom Jesus

No dia 15 de agosto, sexta-feira, será dada a abertura do American Shelf Maya Angelou. O evento contará com a presença da diretora geral dos centros de informação e pesquisa da embaixada dos Estados Unidos, Elenita Tapawan. Pelo motivo de sua presença ao evento, convidamos a todos para uma palestra a ser realizada no horário das 10h no auditório do colégio (Rua Emir Rosa, 120), o tema da palestra será “Bibliotecas como centros comunitários – Libraries as community hubs”.
Contamos com sua presença.
 
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imagesO Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) convida para a palestra: 

 “Competências informacionais e mediáticas em contexto universitário”

Palestrante: PROFA. DRA. FERNANDA MARIA MELO ALVES (docente da Universidad Carlos III de Madrid e pós-doutoranda da Universidade Estadual de Londrina) DIA: 25 de agosto de 2014. HORA: 16 horas. LOCAL: Auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC 
 
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Lançamento do livro “É preciso estar atento”

A dissertação de mestrado “É Preciso Estar Atento: A Ética no Pensamento Expresso dos Líderes de Bibliotecas Comunitárias”, da professora Ana Claudia Perpétuo de Oliveira da Silva, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ganhou uma versão em livro. A dissertação foi escolhida pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) como a melhor dissertação nacional de 2011 nesta área do conhecimento.
O lançamento do livro ocorrerá no dia 28 de agosto de 2014 a partir das 18:00 horas, na Sur Livraria.
Endereço: Brejaúna, 43 loja 03 no Mercado São Jorge, Florianópolis.

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Programa de Pós-Graduação em TICS Inicia atividades em Araranguá

No dia 09 de junho foi realizada a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) no Campus Araranguá. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou o curso de mestrado no final de 2013. 
O Programa contribuirá diretamente para a fixação dos atuais professores e para a motivação da vinda de novos professores. O curso de mestrado na área é o primeiro gratuito da região sul de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul.
Para mais informações, acesse: http://ppgtic.ufsc.br/
——————————————————————————————————————————————————————-Convite 2a reunião

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Abertas as inscrições para o 32º SEURS

O 32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS, que será sediado em Curitiba-PR, no período de 10 a 12 de setembro de 2014, é uma realização da Universidade Federal do Paraná – UFPR, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e a Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.
Considerando o debate realizado nos últimos eventos nacionais e internacionais de extensão universitária, consubstanciado na proposta do Plano Nacional de Educação – PNE, propondo a integração e articulação efetiva da extensão com os cursos de graduação, o 32º SEURS tem como tema “A extensão nos cursos de graduação: creditação, curricularização e integração”.
Além do debate sobre o tema central do evento, o SEURS se configura como espaço de aprendizagem e de intercâmbio de conhecimentos e metodologias entre extensionistas das universidades públicas da região sul, por meio de minicursos, oficinas, comunicações orais e apresentações culturais, promovendo também a integração dos participantes e das universidades com a comunidade.
Os professores e alunos interessados em participar do seminário com apresentação oral, oficina ou minicurso, deverão encaminhar suas propostas para a PROEX/UFSC até o dia 11 de julho, através do e-mail proex@contato.ufsc.br, assunto PROPOSTA PARA O 32º SEURS. Anexar artigo no formato descrito pela organização do evento à proposta.
Mais informações: http://www.proec.ufpr.br/seurs/index.html
Fone: 3721-7428
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II Colóquio Internacional Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica: desafios e perspectivas

 Entre os dias 14 de julho a 17 de agosto estarão abertas as inscrições de trabalhos para a segunda edição do Colóquio Internacional
Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica: desafios e perspectivas. O evento será no dia 1 a 3 de dezembro de 2014 na Universidade Federal de Santa Catarina. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PGECT) da UFSC, em parceria com a Diretoria de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As informações são da Agecom.
O evento busca abordar os rumos acadêmicos e profissionais das práticas em comunicação científica na construção das relações entre a ciência e a sociedade. A programação do Colóquio contará com palestras e mesas redondas, propostas por convidados nacionais e internacionais. As atividades estarão divididas nas seguintes sub-áreas: Interessados podem inscrever propostas de mesas redondas, painéis de discussão, trabalhos, oficinas e workshops que exemplifiquem iniciativas desenvolvidas atualmente no Brasil. São esperados pesquisadores, estudantes de todos os níveis e profissionais envolvidos na comunicação científica e em áreas como: divulgação e popularização da ciência, história da ciência, ensino de ciências, comunicação social, jornalismo etc.
Para mais informações, acesse: http://noticias.ufsc.br/2014/07/ufsc-sediara-coloquio-sobre-comunicacao-cientifica/
Circular do II Colóquio Internacional: http://noticias.ufsc.br/files/2014/07/Circular1_C
 
 
 
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Confirmar presença pelo e-mail: julianah_alves@hotmail.com, até o dia 24 de junho de 2014.

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Processo Seletivo Simplificado Edital nº 285/DDP/2014 do CIN – 3 vagas – 40 horas semanais.
Inscrições de 09/06/2014 a 13/06/2014.
Horário de inscrição: das 08:00 às 11:30 horas e das 14:00 às 17:30 horas.
Obs: No período vespertino do dia 12 de junho não haverá atendimento.
Exceção justificada pelo horário de atendimento especial para a Copa do Mundo.
Local: Secretaria do Departamento de Ciência da Informação, Sala 106, Bl. “B” do Centro de Ciências da Educação (CED).
Edital n.º 285/DDP/2014.
Para maiores informações:http://cin.ced.ufsc.br/ 
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DEFESA DE DISSERTAÇÃO

TÍTULO: “PERFIL PROFISSIONAL DOS GESTORES DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS”  AUTOR(A): JONATHAS TROGLIO BANCA: Dra. Mirian Figueiredo Vieira da Cunha (PGCIN/UFSC – Orientadora) Dra. Mara Eliane Fonseca Rodrigues (UFF – Examinadora Externa) Dra. Magda Teixeira Chagas (PGCIN/UFSC – Examinadora) Dr. Vinícius Medina Kern (PGCIN/UFSC – Examinador) Dra. Lígia Maria Arruda Café (PGCIN/UFSC – Examinadora Suplente) Dra. Marli Dias de Souza Pinto (CIN/UFSC – Examinadora Suplente) DIA: 18 de junho de 2014. HORA: 14 horas e 30 minutos LOCAL: CED/Bloco A/sala 619

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Curso sobre “Competência em Informação para Bibliotecários” – EaD

Período do Curso: 12 de maio a 11 de julho de 2014
Prof. Dra Elizabeth Adriana Dudziak 
Plataforma Moodle
Carga horária: 50 horas
Inscrições on-line abertas – http://febab.org.br/?page_id=838
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Está aberto o processo seletivo para o curso de Especialização em Letramento Informacional: Educação para a informação – Edital n. 20/2014 – CIAR/UFG

As inscrições serão realizadas de 14/05/2014 a 08/06/2014, com carga de 400 hrs. O curso inicia-se em Agosto de 2014 e é gratuito.
Para mais informações entre no site da EADmin: http://eadmin.ciar.ufg.br/index.jsp?conteudo=curso&curso=145&tipo=2
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 DEFESA DE DISSERTAÇÃO

TÍTULO: “A DIMENSÃO TÉCNICA DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL: ESTUDO COM BIBLIOTECÁRIOS DE REFERÊNCIA DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, SC”  AUTOR(A): ALEXANDRE PEDRO DE OLIVEIRA BANCA: Dra. Elizete Vieira Vitorino (PGCIN/UFSC – Orientadora) Dra. Helen de Castro Silva Casarin (UNESP – Examinadora Externa) Dra. Miriam Figueiredo Vieira da Cunha (PGCIN/UFSC – Examinadora) Dra. Lígia Maria Arruda Café (PGCIN/UFSC – Examinadora) Dra. Elisa Cristina Delfini Correa (FAED/UDESC – Examinadora Suplente) Dra. Clarice Fortkamp Caldin (PGCIN/UFSC – Examinadora Suplente) DIA: 02 de junho de 2014. HORA: 09 horas. LOCAL: CED/Bloco D/sala 203 (LABPREV) Fotos em: Defesa de Mestrado 2014.1

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TÍTULO: ”SERVIÇO DE REFERÊNCIA EDUCATIVO (SRE) EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: ANÁLISE DAS PRÁTICAS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DE SEUS USUÁRIOS” AUTOR(A): JOANA CARLA SOUZA DA MATTA FELÍCIO BANCA: Dra. Magda Teixeira Chagas (PGCIN/UFSC – Orientadora) Dra. Gisela Eggert Steindel (UDESC – Examinadora Externa) Dra. Edna Lúcia da Silva (PGCIN/UFSC – Examinadora) Dr. Gregório Jean Varvakis Rados (PGCIN/UFSC – Examinador) Dra. Márcia Silveira Kroeff (UDESC – Examinadora Suplente) Dra. Miriam Figueiredo Vieira da Cunha (PGCIN/UFSC – Examinadora Suplente) DIA: 26 de maio de 2014. HORA: 14 horas e 30 minutos. LOCAL: CED/ Bloco D/ sala 202 (LABTEC)

 
 
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