Resumo: Defesa de Doutorado

21/05/2014 10:51
Defesa da Tese da aluna Marta Leandro da Mata, realizada no dia 24 de Março de 2014.MATA, Marta Leandro da. A INSERÇÃO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL E NOS CURSOS DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO NA ESPANHA. 196 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

Resumo: Atualmente, tem-se enfocado, no âmbito das pesquisas científicas, a responsabilidade social do bibliotecário em sua atuação frente à sociedade da informação. Nesse contexto, compreende-se que a formação desse profissional deve abarcar conteúdos que enfoquem o seu papel social, sobretudo no que concerne às questões referentes à Competência Informacional, dado que o bibliotecário tem sido apontado como o responsável por promover, implementar e desenvolver programas desta natureza nas instituições de ensino.

A presente investigação teve como objetivo analisar como a Competência Informacional e os conteúdos de formação pedagógica têm sido abordados nos cursos Biblioteconomia no Brasil e de Informação e Documentação na Espanha, caracterizando-se como uma pesquisa de cunho exploratório, documental e comparativo, realizando-se a análise dos currículos, dos planos de ensino e de entrevistas com professores que ministram a disciplina acerca do tema. Deste modo, a análise dos resultados foi realizada tanto de forma qualitativa como quantitativa.

Como resultados, no Brasil, constatou-se que há 10 disciplinas de Competência Informacional, sendo que sete são de caráter obrigatório e três são optativas; a nomenclatura mais utilizada é Competência Informacional. Na Espanha, quatro são optativas e uma de formação básica; há uma normatização quanto ao uso do termo alfabetização em informação ou alfabetização informacional.

O conteúdo da maioria das disciplinas que abordam o tema inclui o conceito, os programas, os locais de aprendizagem e o papel educacional do bibliotecário, considerando-se que poucos cursos de Biblioteconomia possuem disciplinas de didática ou da área de educação que possibilitam aos alunos compreenderem o sistema de ensino, sua forma de organização, suas teorias de aprendizagem. No âmbito espanhol, não são oferecidas disciplinas da área de educação.

Entretanto, os alunos têm a opção de cursá-la como disciplina optativa em outros cursos. Considera-se que alguns cursos de Biblioteconomia e de Informação e Documentação têm voltado seu olhar para a Competência Informacional, com a inserção de disciplinas que abordem a temática em seus currículos.

Entretanto, no âmbito espanhol, a maioria destas disciplinas é de caráter optativo, o que contrasta com a realidade do país, uma vez que, existe considerável aceitação acerca do tema por parte da classe bibliotecária e por haver programas desta natureza em variadas instituições de ensino superior.

No Brasil, a maioria das disciplinas de Competência Informacional é de caráter obrigatório. Esse fato pode ser considerado um importante avanço nesta área, observando-se que o tema é relativamente recente neste contexto, ainda que poucos cursos a ela tenham aderido até o presente momento.

Porém, há outras disciplinas que também citam ou abordam o tema de forma significativa. Desta maneira, acredita-se que a Competência Informacional vem ganhando cada vez mais espaço, tanto no Brasil quanto na Espanha, mesmo que possuam algumas divergências.

Para ter acesso a Tese de Doutorado de Marta Leandro da Mata completa, clique aqui.

Tags: Alfabetização em InformaçãoAlfabetização InformacionalCompetência em InformaçãoCompetência InformacionalInformation LiteracyLetramento em InformaçãoLetramento InformacionalLiteracia em InformaçãoLiteracia Informacional