Defesa: TCC 2014.2

04/12/2014 16:35

JUSTIÇA DO TRABALHO E ARQUIVOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE A COMPETÊNCIA DO ARQUIVISTA APÓS A LEI DE INFORMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS JUDICIAIS.

No dia 25 de novembro de 2014 ás 16H no LABPREV – UFSC, foi realizada a defesa de TCC de Wagner Capistana.
Wagner Capistana Santos¹
Dra. Elizete Vieira Vitorino²

Busca-se com isso descobrir em quais setores dos Tribunais estão sendo empregadas as atribuições aos arquivistas e para quais tarefas. São apresentadas competências e habilidades requeridas aos arquivistas para atuação nos TRT as quais serão objeto de comparação com o Parecer CNE/CES 49/2001.

Quanto à Metodologia trata das diretrizes curriculares do curso de Arquivologia e ao que dispõe a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O trabalho constitui-se como pesquisa qualitativa do tipo exploratória, bibliográfica e documental. Do levantamento realizado nos vinte e quatro TRT, há preeminência de tarefas de gestão documental em suporte papel para posterior digitalização destes documentos.

Das conclusões, o significativo aumento de arquivistas nos TRT, se afasta da hipótese de estar relacionado com a questão da informatização dos processos judiciais. Logo, faz-se necessário repensar o papel do arquivista nas organizações e focar o seu trabalho não apenas no documento enquanto suporte, mas sim, quanto ao contexto da informação.

Palavras-chave: arquivistas. Tribunal Regional do Trabalho. Informatização dos processos Judiciais. Competências e habilidades do arquivista.
1 Graduando do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). e-mail:
capistana@yahoo.com.br
2. Professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
e-mail: elizete.vitorino@ufsc.br

image hostimage hostimage hostimage host

A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL E AS REDES SOCIAIS

No dia 24 de novembro de 2014 ás 14H, foi realizada a defesa de TCC da graduanda em Biblioteconomia
Jaqueline Santos Bernardo.

Esta pesquisa trata da Competência Informacional dos dirigentes de bibliotecas de ensino superior que utilizam as redes sociais na relação com os usuários. Tem como objetivo geral analisar o uso das redes sociais pelos dirigentes de bibliotecas de ensino superior quanto às habilidades a compor a Competência Informacional deste profissional.

E os objetivos específicos buscam caracterizar o processo de desenvolvimento da Competência Informacional e as redes sociais, segundo a literatura; mapear o uso das redes sociais pelos dirigentes de bibliotecas de ensino superior de Santa Catarina e caracterizar o uso das redes sociais pelos dirigentes das bibliotecas de ensino superior quanto ao desenvolvimento de habilidades para a Competência Informacional.

A pesquisa aqui desenvolvida tem abordagem quantitativa com alguns aspectos qualitativos, no que se refere à análise e interpretação dos resultados. É também uma pesquisa descritiva e se  caracteriza como pesquisa de levantamento. A população escolhida para a realização dessa pesquisa foi composta pelas bibliotecas de ensino superior do Estado de Santa Catarina credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Quanto à amostra esta foi composta por 42 bibliotecas, escolhidas por terem respondido ao instrumento de coleta de dados – um questionário. O questionário foi composto por sete perguntas as quais atenderam os objetivos específicos. Os resultados supõem que os bibliotecários de bibliotecas de ensino superior de Santa Catarina ainda deixam a desejar quanto à iniciativa do desenvolvimento de novas habilidades para a Competência Informacional deste grupo de indivíduos.

Conclui-se que a pesquisa pode ter desdobramentos ainda maiores, investigando-se outras questões aqui não
abordadas, tais como, a formação destes profissionais quanto às redes sociais. Desta forma, sugerimos aos próximos estudos que investiguem mais detalhadamente os profissionais da informação, a fim de identificar as reais habilidades que devem compor a Competência Informacional de um indivíduo que lida com as ferramentas da Web.

Palavras-chave: Competência Informacional. Competência em Informação.
Information Literacy. Redes Sociais.

image host

Tags: Alfabetização em InformaçãoAlfabetização InformacionalCompetência em InformaçãoCompetência InformacionalInformation LiteracyLetramento em InformaçãoLetramento InformacionalLiteracia em InformaçãoLiteracia Informacional