Extensão: Resultados do projeto nº201710910

10/04/2019 21:06

Hoje (10/04), a líder do GPCIn juntamente do antigo bolsista do projeto, Yuri Dutra Martins, compareceram à ADEH para entregar os últimos resultados obtidos.

Com a presença da presidente da ONG, Lirous K’yo Fonseca Ávila, foi apresentado o Painel da Informação. Utilizando das fontes de informação coletadas pelos alunos que já colaboraram co o projeto, o painel apresenta-se como uma ferramenta dinâmica de compartilhamento de informações.

Com 8 porta folhas e 1 modelo de diagramação e design gráfico, a ferramenta permite que os usuários do local compartilhem informações relevantes ao público que frequenta à ADEH precisando apenas de uma impressão em papel A4 e um dispositivo com acesso à internet. Assim, trazendo mais possibilidades além das apresentadas no Observatório LGBT+.

Confira abaixo alguns registros fotográficos do momento:

Veja também alguns outros feitos do projeto de extensão:

1) Implementação do Observatório LGBT+ no site do GPCIn, criado em parceria com os alunos das disciplinas CIN7508 – Fontes de Informação especializadas e CIN 7306 – Competência em Informação, nos semestres 2018-1 e 2018-2. Atualmente, o observatório encontra-se disponível no menu direito do site;

2) Divulgação do projeto no catálogo de extensão 2018. O Projeto de extensão foi divulgado na página 46;

3) Elaboração de artigo, para a modalidade de apresentação oral, no CBEU 2018 (Congresso Brasileiro de Extensão). O trabalho intitulado“COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO DA POPULAÇÃO LGBT+ DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, SC, POR MEIO DAS DIMENSÕES TÉCNICA, ESTÉTICA, ÉTICA E POLÍTICA”, com autoria de Elizete Vieira Vitorino; Guilherme Goulart Righetto; Renata Moreira; Yuri Dutra Martins está indicado na página 233 do referido documento;

4) Oficina ministrada no Painel de Biblioteconomia em SC 2018, com o título: Competência em Informação e Minorias Sociais: necessidades e fontes de informação, ministrantes: Elizete Vieira Vitorino, Dra. Guilherme Goulart Righetto, Mestre. Neste mesmo evento foi apresentado o artigo “Possíveis fontes de informações voltadas para o público LGBT+” , elaborado pelos discentes do curso de Biblioteconomia da UFSC Hugo Victor da Silva Patrick e Steffen Esnarriaga dos Santos, sob a orientação da Profa. Elizete Vitorino;

5) Oficina ministrada na SEPEX 2018, realizada na UFSC, com o título: Competência em informação no contexto social: corporeidades, subjetividades e cidadania, ministrada por  Elizete Vieira Vitorino e Guilherme Goulart Righetto, com o apoio dos bolsistas Renata Moreira e Yuri Dutra Martins, no dia 18/10/2018 – Tarde(14h-18h) CED, Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LABCON/UFSC).

Sendo assim, consideramos que as atividades mencionadas proporcionaram o alcance dos objetivos propostos no projeto, ou seja, identificar as necessidades de informação da população LGBT+ com vínculo na ADEH; compilar fontes de informação, com foco nas necessidades de informação da população LGBT+ com vínculo na ADEH; realizar oficinas sobre o uso das fontes de informação selecionadas para a população LGBT+ com vínculo na ADEH, com base nas dimensões técnica, estética ética e política.

Tags: Alfabetização em InformaçãoAlfabetização InformacionalCompetência em InformaçãoCompetência InformacionalInformation LiteracyLetramento em InformaçãoLetramento InformacionalLiteracia em InformaçãoLiteracia Informacional