Defesa de Tese: Wilian Tonelli da Silva

29/09/2022 19:47

Em 31/05/2022, às 14:00 horas, por meio de videoconferência, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFSC, Wilian Tonelli da Silva, fez a defesa de sua Tese intitulada “Parâmetros norteadores para o desenvolvimento da competência em informação no diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil”.

A pesquisa, orientada pela profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino (PGCIN/UFSC),  buscou apresentar uma proposta que possa subsidiar um programa de apoio ao desenvolvimento da competência em informação que contribua para a melhoria da efetividade do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

O Ministério da Saúde estima que, entre os anos de 2020-2022, 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenil sejam diagnosticados, sendo 4.310 casos em meninos e 4.150 em meninas. Dessa forma, além da caracterização do câncer infantojuvenil, Wilian Tonelli justifica a relevância da pesquisa com a necessidade de se empreender uma análise das ações de competência em informação com foco no diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil dos pacientes/assistidos – crianças e adolescente com câncer na faixa etária de 0-18 anos de municípios do Norte de Minas Gerais, a partir de outras ações e assistências prestadas no Brasil todo, considerando como um espaço de investigação onde competência em informação e a vulnerabilidade social se encontram e onde a primeira pode minimizar a segunda.

A banca foi composta por:
Prof. Dra. Eliana Maria dos Santos Bahia Jacintho (UFSC/CIN/PGCIN)
Prof. Dra. Aurora Cuevas-Cerveró (CCINF/UCM)
Prof. Dra. Daniela Spudeit (UDESC).

Imagens e informações: Wilian Tonelli.
Tags: DefesaTese