Defesa de Tese: Eliane Rodrigues Mota Orelo
Em 04/12/2023, às 14:00 horas, por meio de videoconferência, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFSC, Eliane Rodrigues Mota Orelo, fez a defesa de sua Tese intitulada “Competência em Informação para pessoas com fibrose cística”.
A pesquisa, orientada pela profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino (PGCIN/UFSC), teve por objetivo estruturar um conjunto de indicadores de Competência em Informação para as pessoas com fibrose cística.
A fibrose cística é classificada como uma doença rara, grave e progressiva, com alta taxa de mortalidade e que reduz significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Até o momento, não existe cura para esta doença. Neste contexto, a pesquisa busca suprir uma carência na Ciência da Informação de indicadores de desenvolvimento da competência em informação para doenças graves e para a fibrose císitica em particular.
Os indicadores propostos por Eliane Rodrigues Mota Orelo foram agrupados em quatro componentes: Acesso, Avaliação, Uso e Comunicação. Os componentes, por sua vez, trazem as características das dimensões da competência em informação (Técnica, Estética, Ética e Política). “As diretrizes e os indicadores servem aos gestores públicos, no sentido de facilitar a implementação de programas para o desenvolvimento de Competência em Informação, possibilitando a inclusão em agenda e projetos sociais” , conclui Eliane.
A banca foi composta por:
Prof. Dr. Vinícius Medina Kern (PGCIN/UFSC);
Prof. Dra. Regina Célia Baptista Belluzzo (PPGMIT/UNESP);
Prof. Dra. Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit (UDESC);
Prof. Dr. Luis Roberto Agea Cutolo (CCS/UFSC);
Como suplentes foram participantes:
Prof. Dra. Marli Dias de Souza Pinto (PGCIN/UFSC);
Prof. Dra. Djuli Machado de Lucca (DCIN/UNIR).
A defesa de tese foi transmitida pelo canal Encontros Bibli & PGCin-UFSC, no YouTube e pode ser acessada aqui.