Projeto de extensão: 8º CBEU, atividades e próximos passos

21/05/2018 13:23

O mais recente projeto de extensão do GPCIn, intitulado “Competência em informação da população LGBT+ , por meio das dimensões técnica, estética ética e política” já acumulou feitos. Os integrantes do grupo, Profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino, Guilherme Goulart Righetto (doutorando em  Ciência da Informação), Renata Elizabeth Moreira (graduanda em Psicologia) e Yuri Dutra Martins (graduando em Biblioteconomia) realizaram no dia 04 de abril de 2018 (quarta-feira) uma dinâmica de grupo na Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH) em conjunto com os presentes no local. O propósito foi coletar dados sobre as necessidades de informação que os usuários da organização não governamental (ONG) tinham, e também as fontes de informação que conheciam.  Veja abaixo abaixo uma foto dos integrantes do projeto feita no dia:

Da esquerda para à direita: Guilherme, Elizete, Yuri e Renata.

Os dados obtidos do resultado da dinâmica foram compilados e inclusos em um artigo que foi já aprovado no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) e será apresentado em breve no evento que acontecerá em Natal (RN), entre os dias 28 a 30 de junho de 2018. Além do artigo, parte dos dados foi tratada e disponibilizada para os alunos de duas disciplinas ministradas pela Profa. Dra. Elizete Vitorino nas graduações de Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, com o intuito que estes busquem fontes de informação que supram às necessidades apontadas pelas pessoas que participaram da dinâmica na ADEH.

A partir das fontes coletadas por esses estudantes, será feito um banner onde haverá uma compilação das mesmas. O material será exposto na entrada da sede da ONG, mais especificamente na parte exterior, que hoje fica localizada no centro de Florianópolis. Essa ação tem por objetivo promover a Competência em Informação, facilitando o acesso em fontes de informação confiáveis, e também, otimizar o tempo das pessoas que buscam os serviços prestados na ADEH dentro e fora do horário de atendimento. O processo de coleta e compilação dessas novas fontes está atualmente em progresso e os resultados serão divulgados por aqui juntamente de novas notícias.

Tags: Alfabetização em InformaçãoAlfabetização InformacionalCompetência em InformaçãoCompetência InformacionalInformation LiteracyLetramento em InformaçãoLetramento InformacionalLiteracia em InformaçãoLiteracia Informacional