Apresentada a versão preliminar do PDCIn da Biblioteca Pública de SC.

16/06/2021 12:43

Hoje (16/06/2021) ocorreu a reunião, via webconferência, para apresentar a primeira versão do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO (PDCIn) elaborado em um trabalho conjunto pela equipe da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto teve início em fevereiro de 2020 com o planejamento do PDCIn no Moodle e em abril de 2021 houve a capacitação com 40h de carga horária oferecida para a equipe da BPSC via Moodle, com webconferências. Na capacitação toda equipe aprendeu mais sobre a Agenda 2030 e Competência em Informação para que fosse elaborado o PDCIn para ser implementado entre 2022 e 2024 pela Biblioteca Pública de Santa Catarina com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina.

O Núcleo GPCIn tem realizado atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o propósito de promover a competência em informação, com excelência, em diversos cenários e busca tornar a competência em informação acessível para a sociedade, oferecendo conteúdo acadêmico-científico, oficinas, palestras, e ações, comprometendo-se diariamente com a garantia de acesso à informação para todos. O objetivo desta atividade de extensão é ativar a conexão ensino-pesquisa-extensão e está ligada ao “Planejamento Estratégico Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC) – Período de 2020/2024”, em específico ao objetivo 9 do referido planejamento: “aumentar a atuação do PGCIN em projetos sociais”.

Sob esta perspectiva, o Núcleo GPCIn tem como um dos focos de interesse, o desenvolvimento da competência em informação e de possibilidades de educação para grupos de pessoas em situação vulnerável atendendo assim aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Em síntese, considera-se pertinente a proposta da competência em informação no que diz respeito à relação entre as pessoas e o acesso e uso reflexivo e consciente da informação.

(Contribuição: Profª MSc. Daniela Spudeit)

Tags: BPSCCompetência em InformaçãoPDCIn