Defesa de tese: Eliane Pellegrini

03/05/2022 10:07

Em 19/04/2022, às 14:00 horas, por meio de videoconferência, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFSC, Eliane Pellegrini, fez a defesa de sua Tese intitulada “Princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres rurais sob a perspectiva do empoderamento”.

A pesquisa, orientada pela profa. Dra. Elizete Vieira Vitorino (PGCIN/UFSC) e coorientada pela profa. Dra. Karolyna Marin Herrera (DZDR/UFSC), busca contribuir com uma abordagem teórico-metodológica sobre a importância da competência em informação para o processo de empoderamento das mulheres rurais que advém da intersecção de conhecimentos de diferentes áreas, que tem como alicerce as dimensões técnica, estética ética e política propostas por Vitorino e Piantola (2021) e que considera questões sociais in loco. Os princípios são propostos para subsidiar a elaboração de estratégias, ações e programas desenvolvidos por profissionais da informação, especialmente, bibliotecários vinculados a bibliotecas públicas e bibliotecas de Institutos Federais situadas em áreas rurais do Brasil, bem como demais educadores vinculados a essas instituições.

A banca foi composta pelas professoras Dras. Aurora Cuevas-Cerveró (UCM), Isa Maria Freire (UFPB) e Camila Monteiro de Barros (PGCIN/UFSC) que recomendaram a publicação integral do trabalho.

Texto e imagens: Eliane Pellegrini.
Tags: DefesaTese